Toxoplasmose Ocular

A "doença do gato" como é popularmente conhecida, doença que afeta os olhos e a visão, é muito comum aqui no sul do Brasil, mas pouco conhecida pelos gaúchos. A toxoplasmose é uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita que vive no intestino de gatos e pode contaminar água, frutas e vegetais, além de carne de porco e de gado. Aparentemente no nosso país a principal forma de contágio é através de carne de porco mal cozida, carne defumada ou mesmo água contaminada, hoje em dia se concorda em ser raro o contágio diretamente pelo gato.
Humanos podem ser contaminados ainda dentro da barriga da mãe – infecção congênita – mas geralmente isso ocorre depois do nascimento, chamada infecção adquirida, pelo consumo de vegetais e água contaminados ou carne infectada.

Os casos congênitos são transmitidos quando a mãe contrai a doença durante a gravidez, ou logo antes dela. As crianças podem apresentar lesão nos dois olhos e, em alguns casos, as crianças também pode ter lesão cerebral. Cerca de 30% das crianças que nascem com toxoplasmose congênita vão apresentar lesão ocular até os 12 anos de idade e por este motivo devem ser acompanhadas e examinadas periodicamente. Para identificar as mães em risco de transmitir a doença o médico pede exames sorológicos (no pré natal) e as mães soronegativas (sem infecção prévia) são orientadas em relação à alimentação (evitando carne de porco ou alimentos que possam estar contaminados) e evitar contato com gatos, especialmente os mais novos – já que são estes os que eliminam maior número de parasitas. A mulher grávida que contrai toxoplasmose durante a gravidez deve ser tratada com remédios especiais que diminuem a chance de prejudicar o bebê. Depois do nascimento o bebê pode necessitar de tratamento adicional, para diminuir a chance de ter problemas nos olhos pela infecção.
A infecção adquirida (contraída depois do nascimento) é mais comum que a congênita. Os pacientes geralmente não apresentam sintomas, ou apresentam sintomas leves, parecidos com os de uma gripe: mal estar, febre baixa e linfonodos aumentados (gânglios, principalmente atrás das orelhas e cabeça). Alguns pacientes apresentam uma forma mais grave de infecção e lesão na retina, que causa uma inflamação dentro do olho, podendo ou não causar baixa de visão. Os pacientes imunodeprimidos (com AIDS, transplantados ou que usem imunossupressores podem apresentar forma mais grave da doença).

A maioria dos pacientes não apresenta lesões de retina quando contrai toxoplasmose, mas estas podem aparecer até anos depois de ter pego a doença. A infecção ocular pela Toxoplasmose gera no doente um quadro de olho vermelho unilateral, com dor e embaçamento visual. Normalmente não há secreção ou coceira, e o desconforto perdura por muitos dias. Geralmente quando apresentam a lesão no olho será apenas uma vez, mas as vezes pode “voltar”, fenômeno chamado de recidivas (novas crises de toxoplasmose na retina). A medicina ainda não consegue explicar porque alguns pacientes não apresentam lesões no olho e outros sim. Dependendo do local da retina onde ocorre a infecção e da quantidade de inflamação o paciente pode apresentar baixa de visão, que pode deixar sequela pela cicatriz que a doença deixa. Em alguns casos a toxoplasmose acomete o centro da visão, chamado de mácula, e pode causar visão ruim pelo resto da vida. Por isso a importância de procurar um médico oftalmologista assim que você perceber alguma alteração em um de seus olhos!

Diagnóstico:

O mais importante para o diagnóstico da toxoplasmose ocular é o exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas, quando o médico oftalmologista encontra a lesão típica do toxoplasma. Geralmente são necessários exames de sangue para confirmar o diagnóstico, apesar da sorologia negativa não excluir a toxoplasmose. Raramente o diagnóstico pode ser feito por exame de sangue nos casos de infecção recente (menos de 9 dias), mas nos casos em que o paciente pegou a infecção e depois de meses ou anos iniciou com quadro ocular apresentando  lesão de retina, o exame de sangue sempre ajuda.

O tratamento é realizado com sulfa e pirimetamina (ou sulfametoxazol e trimetropim – Bactrim) em doses que dependem da gravidade da infecção, às vezes também é necessário tomar corticoide e utilizar colírios. Raramente são necessários medicamentos intra-oculares, laser ou cirurgia. A toxoplasmose ocular pode causar descolamento de retina e ser necessária cirurgia. Alguns pacientes apresentam recorrências freqüentes e precisam tomar remédio por tempo prolongado para evitar ou diminuir as novas crises. 
Ainda não existe tratamento eficiente para reparar as áreas lesadas da retina e recuperar a visão. Por isso a prevenção sempre é o melhor remédio. Olho vermelho pode ser uma leve irritação, mas pode ser uma inflamação secundária a uma infecção intra ocular, e isso somente um exame oftalmológico completo pode nos dizer. Busque sempre a ajuda de um médico especialista em oftalmologia e cuide bem de sua visão!

Comentários

Postagens mais visitadas