Glaucoma-4

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.
Há vários tipos. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.
A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos, e o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades como diabetesuveítescataratas etc.

Glaucoma tem cura?
➡️Até o momento, não há nenhuma técnica capaz de reverter esse problema ou impedir, de maneira definitiva, que ele continue acontecendo. Além de tudo, os danos já causados ao nervo óptico não podem ser revertidos.
Se, por um lado, o glaucoma ocular não pode ser curado, por outro é possível dizer que há tratamento. Quanto mais cedo o problema for identificado, menores serão os danos no nervo óptico e mais fácil será a administração do caso.

Portanto, é fundamental fazer exames de rotina no oftalmologista, de modo a identificar os primeiros sinais desse quadro o quanto antes. A partir do diagnóstico, deve-se partir para as principais formas de tratá-lo.
Portanto, trata-se de uma condição que não tem cura, exigindo cuidados por toda a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas