EXAME DO DETRAN: O QUE EU PRECISO SABER?

  O teste do Detran, seja para tirar a primeira carteira de motorista ou para fazer a renovação da carteira, utiliza-se da tabela de Snellen. É uma tabela, desenvolvida em 1862 por um holandês chamado Snellen, que leva em consideração uma distância de 20 pés ou 6 metros entre o paciente e o objeto que ele terá que visualizar.

Tabela de Snellen



Além disso, o teste de Snellen também é conhecido como teste de acuidade visual, medida do grau ou refração. Muito utilizado, além de ser o exame de visão mais comum. Tem como objetivo verificar o quanto a pessoa pode enxergar e avaliar se há indícios de miopia, hipermetropia e astigmatismo, por meio de uma escala de letras.

Para que o motorista seja aprovado no exame de visão do Detran, ele precisa passar no teste visual de acordo com a categoria da carteira de motorista e provar que sua visão é suficiente para dirigir com segurança e evitar acidentes.

Acuidade visual para longe medida através da tabela de Snellen, representa a capacidade de ler letras, números ou símbolos a uma certa distância. Pode ser com ou sem óculos. Categorias do tipo C, D e E têm uma exigência maior.

Categoria A (moto)

Categoria B (carro de passeio)

AV igual ou superior a 20/40 em cada um dos olhos ou igual ou superior a 20/30 no melhor olho. Visão periférica de campo visual horizontal igual ou superior a 60 graus, 120 em cada um dos olhos ou igual ou superior a 120 graus em um olho.

Categoria C (veículos de carga acima de 3,5 toneladas)

Categoria D (veículos com mais de 8 passageiros)

Categoria E (veículos com unidade acoplada acima de 6 toneladas)

AV igual ou superior a 20/30 em cada um dos olhos ou AV superior a 20/30 em um olho e igual ou superior a 20/40 no outro olho. Visão periférica de campo visual horizontal igual ou superior a 120 graus em cada um dos olhos.

Por motivos de segurança, algumas restrições podem ser impostas pelo médico de tráfego e irão constar no verso da carteira, como:

“Obrigatório o uso de lentes corretivas”, óculos ou lentes de contato, letra “A”

“Vedado dirigir após o pôr do sol”, letra “U”

“Obrigatório o uso de viseira protetora sem limitação de campo visual”, letra “V” (indicado para motociclistas que perderam a visão de um dos olhos com menos de 90 dias)

Campo visual - Através de um equipamento que emite luzes laterais, avalia-se a capacidade de percepção de veículos e objetos que estejam ao seu redor.

Campo Visual

Teste de ofuscamento - Representa a capacidade em recuperar a visão após ser confrontado por uma luz forte, principalmente útil para testar condições de visão noturna.

Teste de sensibilidade ao contraste

Teste de cores -O mais importante é conseguir distinguir as cores do semáforo: verde, amarelo e vermelho. Pequenas confusões com cores, chamadas de daltonismo leve, não são limitadoras.


Teste de visão de cores


Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente aqui nos comentários!



Dra. Daniela Roehe
CRM 24537
RQE 18139
Oftalmo Estância 

Clínica de Olhos




Comentários

Postagens mais visitadas