DIFICULDADE PARA LER LETRAS PEQUENAS


 

Você já ouviu falar em visão cansada? Se você tem mais de 40 anos, acredite, as chances de você apresentar os sintomas da presbiopia são grandes!

A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou “síndrome do braço curto”, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.












Se você está tendo dificuldade para focar objetos e precisa afastar o braço para poder enxergar, esse é um dos sintomas que indicam a presbiopia. Ou seja, a falta de foco, a pessoa começa a afastar  os objetos para facilitar a leitura. Geralmente ocorre devido ao desgaste natural dos nossos olhos.

Causas da presbiopia:

Primeiramente, a presbiopia não é o mesmo que miopia, hipermetropia ou astigmatismo. A diferença entre eles é que os três são problemas de visão com relação ao globo ocular, ou seja, a sua forma. Já a presbiopia ou visão cansada, é o processo natural de envelhecimento dos olhos. Em outras palavras, é algo que não tem como evitar e que 100% das pessoas terão esse processo.

Dentro do nosso olho nos temos o cristalino, que é considerado a lente dos nossos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Portanto, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. À medida que vamos envelhecendo, acontece um processo de desgaste natural também dos nossos olhos, ou seja, o cristalino começa a perder sua flexibilidade. Consequentemente a pessoa não consegue enxergar com tanta nitidez, seus olhos perdem forças e começam a não focar igual antigamente.

Sintomas da visão cansada:

-  Dificuldade para conseguir enxergar/focar imagens e letras menores;

– Visão turva ao precisar ler algo que esteja em distância normal;

– Dor de cabeça após realizar tarefas que envolvam a visão de perto;

– Precisar de mais luz quando for enxergar para perto;

– Necessidade de afastar algo que se está lendo;

– Desconforto e ardor nos olhos;

Diagnóstico da presbiopia:

O diagnóstico é feito através de exames, mas não se preocupe, como é um problema comum, com uma visita ao especialista, a presbiopia pode ser facilmente diagnosticada e depois tratada. Por isso é importante ficar atento aos sintomas das alterações na visão e buscar a ajuda de um médico oftalmologista para obter acompanhamento logo após os primeiros sinais, pois qualquer doença diagnosticada com antecedência, o tratamento será mais eficaz.

Tratamento em casos de presbiopia:

Podemos corrigir e estabilizar com tratamentos adequados, que será indicado pelo médico oftalmologista. Para manter a saúde dos seus olhos, geralmente os tratamentos mais comuns para corrigir são:

Óculos: temos 3 opções de lentes para corrigir a presbiopia: lentes simples para leitura, lentes bifocais e as lentes multifocais. Independente do grau, pode se usar quaisquer tipos de lentes, o que vai mudar a indicação são os hábitos diários da pessoa, objetivos com a confecção dos óculos e limitações na aquisição dos mesmos. As lentes mais modernas e completas são as multifocais,  porque possuem os três campos de visão: visão de perto, visão intermediária e visão de longe na mesma lente.

Lentes de contato: tem a mesma função dos óculos, só que elas exigem mais cuidados, relacionados a limpeza para evitar qualquer problema no seu olho. É uma ótima alternativa para quem não gosta de usar óculos. 


Gostou do conteúdo?

Para maiores informações, contate-nos!





Comentários

Postagens mais visitadas