A FUNÇÃO DAS CORES EM LENTES DE ÓCULOS

 Lentes coloridas são importantes não só para compor estilo ao visual, mas principalmente para proteger os olhos dos raios UV, além de oferecer conforto visual. 

Dessa forma, as diferentes cores de lentes agem como filtros protetores para determinadas faixas de luz, protegendo os olhos e eliminando reflexos ou interferências.

As lentes laranjas são indicadas para aqueles dias total ou parcialmente nublados, pois aumentam o contraste das cores. Indicadas também para a prática de esportes, como, por exemplo, ciclismo, golfe, futebol, etc., em dias nublados. Sobretudo, não são indicadas para atividades que exigem uma boa identificação das cores.










Lentes amarelas são indicadas para dias mais nublados ou com neblina, pois aumentam o campo de visão e transmitirem máxima luminosidade. Também são ótimas opções para passeios noturnos, para pessoas que trabalham a noite e para pegar estrada a noite, pois ajudam na visão noturna.

Lentes azuis são recomendadas para diversas situações, como prática de esportes em locais com muito verde. Seu uso também é indicado em locais muito iluminados, como na praia, em dias muito ensolarados, na praia, e em lugares com neve (com muita iluminação), pois melhoram a proporção das cores e oferecem proteção UV. Além disso, se você trabalha em frente ao computador ou celular o dia todo, o uso de lentes azuis irá diminuir o seu cansaço visual, pois proporcionam efeito calmante para os olhos.

As lentes verdes são boas para praticamente todas as situações, faça sol ou chuva. Além disso, oferecem conforto visual e proporcionam um melhor contraste de cores, transmitindo mais precisão.  São ideais para ambientes ensolarados e com pouca luz, pois reduzem o brilho enquanto iluminam as sombras. Também são perfeitas para esportes aquáticos ou de campo, ciclismo ou esqui, elas protegem e confortam os olhos em dias nublados ou ensolarados, além de promoverem sensação refrescante e baixa transmissão de calor para os olhos.

Lentes vermelhas confortam e ajuda os olhos a se ajustarem ao contraste das cores. Indicadas para prática de esportes de inverno, como, por exemplo, o esqui. Entretanto, são boas na maioria das condições climáticas, mas em especial na neve. São excelentes para visão noturna também, pois aumentam a profundidade de campo e a visão, proporcionando maior visibilidade de direção.


Óculos de sol marrom e âmbar melhoram a percepção de profundidade, tornando essas lentes ótimas para atividades onde há uma distância elevada. Todavia, não são recomendadas para dias nublados ou em condições de pouca luz. Por outro lado, são indicadas em condições de muito sol, pois confortam os olhos e aumentam o contraste de paisagens verdes e céu azul. São perfeitas para dirigir, correr, jogar golfe e pescar.

Para maiores informações, nos chame nos telefones abaixo!

Oftalmo Estância Clínica de Olhos

Dra Daniela Roehe - médica oftalmologista

CRM 24537

RQE 18139




Comentários

Postagens mais visitadas