O PISCAR

 Você pisca corretamente?

O "piscar" é o ato de fechar e abrir rapidamente os olhos. Esse movimento das pálpebras, que ocorre normalmente de forma involuntária, tem importância fundamental para a nossa saúde ocular. O piscar é responsável pela distribuição da lágrima sobre a superfície ocular, contribuindo com a integridade da córnea e conjuntiva.

O filme lacrimal protege a superfície ocular da influência ambiental e minimiza danos decorrentes à exposição. Cada espécie animal tem um ritmo de piscar.

O ser humano pisca em média 20 vezes por minuto.

Considera-se piscar involuntário, o que ocorre espontaneamente e o voluntário, o que depende da vontade do indivíduo. O piscar involuntário é dividido em piscar espontâneo, que ocorre, em intervalos constantes e em reflexo, que ocorre em resposta a um estímulo externo da córnea.

O piscar involuntário dura em média 200 milésimos de segundo, sendo influenciado por inúmeras condições, como luminosidade local, temperatura, velocidade das correntes de ar, patologias oculares e pelo nível de atenção.

O ato de piscar ritmado e completo, é importante para eliminar corpos estranhos, distribuir e manter o filme lacrimal.

O piscar é dito completo, quando a pálpebra se fecha totalmente, ocultando o bulbo ocular; por outro lado, o piscar é chamado incompleto quando esta oclusão ocorre parcialmente.

O ato de piscar possui ainda outra função: a de preparar a mente humana para uma nova tarefa. Segundo os pesquisadores, o ato de piscar seria como uma pausa para renovar a atenção e aconteceria em momentos oportunos, como ao final de uma frase.

Nestes ultimos anos, com o aumento excessivo do tempo em que ficamos em frente às telas, tem sido muito frequente encontrar pacientes com piscar incompleto e queixas de desconforto ocular no consultório. A maioria destas pessoas tem ressecamento ocular, alterações corneanas e conjuntivais causadas pela evaporação excessiva da lágrima por inibição do piscar reflexo devido a atenção dada às telas.

Se você usa muito computador e celular no trabalho, trabalha no ar condicionado e sente algum tipo de desconforto ocular, pode estar com essa situação! Procure um médico oftalmologista para lhe examinar e orientar o tratamento adequado, acompanhando seu caso até a resolução do problema.

Dra Daniela V. Roehe

                                         CRM 24537/ RQE 18139

Oftalmo Estância Clínica de Olhos



Comentários

Postagens mais visitadas