PÁLPEBRAS CAÍDAS


A dermatocálaze, popularmente conhecida como “pálpebra caída”, ocorre quando a pálpebra superior fica com o aspecto de pesada e caída, devido ao excesso de pele. Algumas vezes, a pálpebra cobre a córnea, podendo interferir até mesmo na capacidade de visão. Em outros casos, a preocupação é estética. 


Existe um outro problema que é a ptose palpebral, de causas variadas, também ocasionando queda da pálpebra. Pode ser pouco perceptível (ptose palpebral leve), moderada ou grave, quando desce até ocluir a pupila. Quanto aparece logo na infância, trata-se de um caso de ptose congênita. Neste caso, no nascimento, houve uma má formação da pálpebra, que fica baixa e incapaz de subir normalmente.

Tumor ocular, doença neurológica ou doença sistêmica, como a diabetes, são outras causas possíveis para pálpebras caídas. Além disso, pode ser causada por um problema nos músculos responsáveis pelo levantamento das pálpebras, chamados músculos elevadores.

A causa mais comum para a dermatocálaze é o envelhecimento. Por volta dos 25 anos, os tecidos perdem a firmeza gradativamente. As pálpebras, muitas vezes, são as primeiras a manifestar tais sinais, já que têm a pele mais sensível de todo o corpo humano.

Além do clássico espelho, uma boa dica para perceber se estes sinais da idade já estão aparentes em você, é comparar fotos antigas com as atuais. É importante que as fotos estejam com a mesma angulação no rosto, para não distorcer sua percepção.

Se, depois disso, você tiver percebido que as pálpebras estão um pouco mais caídas do que antes, boa notícia: pálpebra caída tem tratamento! Para excesso de pele ou alterações musculares, a solução cirurgica é a mais indicada.

Blefaroplastia cirúrgica é a cirurgia plástica feita em hospital ou clínica especializada, para tratar as pálpebras inferiores e/ou superiores. O objetivo é retirar o excesso de pele das pálpebras, bem como remover bolsas de gordura ao redor dos olhos.

Antes do procedimento, são feitas marcações detalhadas na região, para mensurar quanto de pele e gordura deverão ser removidas. A anestesia é local com sedação.

Como são feitas suturas e incisões, é preciso aguardar alguns dias para a retirada dos pontos. Sintomas como sensibilidade à luz, coceira, lacrimejamento ou sensação de secura ocular são comuns nas semanas posteriores à cirurgia. Geralmente, o paciente precisa se afastar de suas atividades por cerca de uma semana.


Gostou do assunto?

Entre em contato conosco para mais detalhes!

Oftalmo Estância Clínica de Olhos

Rua Sete de Setembro, 323, sala 65

Centro-Estãncia Velha

Fones (51)3102-8699 e (51)99952-8699

Comentários

Postagens mais visitadas