CATARATA X PTERÍGIO

 VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE PTERÍGIO E CATARATA?



O pterígio chama muito a atenção, pois altera a estética do olho, deixando-o vermelho, irritado e com uma pele mais grossa no canto. Pessoas com pterígio têm um crescimento de tecido carnudo e rosado no branco do olho. O crescimento geralmente se forma no lado mais próximo ao nariz e cresce em direção ao centro do olho. Um pterígio geralmente pode ser diagnosticado por sua aparência e sintomas distintos. No entanto, nos estágios iniciais, pode ser confundido com condições similares, como a pinguécula, que é outra forma de crescimento ocular não-canceroso que afeta a conjuntiva (uma fina camada transparente de tecido que cobre a parte branca do olho). Os principais sintomas do pterígio são queimação, sensação de corpo estranho, ardência ocular e olhos vermelhos. Coceira e alterações visuais também podem ser encontradas.


Sintomas de pterígio:


Vermelhidão dos olhos e inflamação
Uma sensação arenosa no olho
Um sentimento de que há um objeto estranho no olho
Secura dos olhos devido à redução da produção de lágrimas
Desfocagem da visão se a superfície da córnea estiver alterada ou “deformada”
Obscurecer a visão se o crescimento invadir a pupila.

Pterigio 



Já a catarata é detectada somente com equipamentos específicos. Só é possível observar a catarata sem o uso de equipamentos quando ela está muito avançada e a pupila (“menina-do-olho”) fica esbranquiçada. Para determinar se você tem uma catarata, o médico oftalmologista analisará seu histórico médico e os sintomas e realizará um exame oftalmológico. O oftalmologista pode realizar vários testes, incluindo o Teste de acuidade visual, o Exame de lâmpada de fenda e o Exame retiniano.
Mapeamento de retina 


A visão do paciente vai ficando embaçada, mas a catarata não deixa os olhos vermelhos. A catarata tem uma progressão lenta, causando um leve embaçamento que demora a ser percebido pelo paciente. Catarata é uma turvação da lente natural do olho que a impede de focalizar corretamente a luz na retina. Para as pessoas que têm catarata, ver através de lentes turvas é como olhar através de uma janela embaçada. É isso que cria os vários sintomas associados à catarata, como visão embaçada, ofuscamento, visão noturna ruim, visão dupla, cores desbotadas ou mudanças frequentes na refração.
Catarata


Sintomas de catarata


Visão nublada, turva ou fraca

Dificuldade crescente com visão à noite

Sensibilidade à luz e brilho

Necessidade de luz mais brilhante para leitura e outras atividades

Visão de “halos” ao redor das luzes

Alterações frequentes na prescrição de óculos ou lentes de contato

Desbotamento ou amarelamento de cores

Visão dupla em um único olho



O QUE PODE CAUSAR ESSES PROBLEMAS NOS OLHOS?


As causas de ambas as doenças são bem distintas: o pterígio surge devido ao excesso de exposição ao sol sem a devida proteção, vento, poeira e ressecamento ocular crônico, e a catarata é uma doença do envelhecimento natural do olho, que começa a aparecer mais frequentemente depois dos 60 anos, embora também possa ser causada por diabetes, rubéola, tuberculose e toxoplasmose, entre outras doenças. Sempre se recomenda a proteção contra os raios solares e um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de atividade física regular, como formas de prevenir essas doenças oculares.

Catarata branca em paciente idoso



TRATAMENTO:


Uma cirurgia é o tratamento adequado para a catarata, que exige uma lente intraocular para substituir o cristalino opaco, que é retirado. Ainda não existe tratamento não cirurgico para a catarata.

Para o pterígio, o tratamento mais indicado é o uso de colírios. Existe tratamento cirurgico, porém a cirurgia só é feita quando há risco de piora da visão, irritação ocular crônica ou alterações estéticas. O procedimento do pterígio é mais doloroso e com pós-operatório mais lento que a catarata, pois há a remoção do mesmo e muitas técnicas cirúrgicas utilizadas envolvem pontos.


Cirurgia do Pterigio 


Em qualquer caso, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar quaisquer complicações ou problemas de visão. É importante consultar um oftalmologista periodicamente, pois é na avaliação clínica que se consegue detectar cada doença, o que permite ao médico dar as orientações necessárias para cada caso.


Exame na lâmpada de fenda









Dra Daniela V Roehe
CRM 24537
RQE 18136
Oftalmo Estância Clínica de Olhos
Fone (51) 999528699










 




Comentários

Postagens mais visitadas