HIPERMETROPIA: que problema é esse?

 A HIPERMETROPIA é um problema visual que aparece quando o olho é "curto demais", ou seja, quando a imagem para a qual estamos olhando acaba se formando atrás da retina. Essa condição é bastante comum nas crianças, com o olho ainda em formação, mas também pode estar presente na vida adulta, causando um maior desconforto quando se aproxima a idade de 40 anos. Assim como a miopia, seu tratamento está associado ao uso de óculos ou lentes de contato para proporcionar uma boa visão à pessoa.




As crianças possuem uma capacidade acomodativa enorme, a anatomia do olho modifica com a força e a elasticidade das estruturas oculares na criança e permite uma boa focalização de imagem para várias distâncias sem necessidade de óculos. Nós ja temos estabelecidos os limites de acomodação (correção de algum problema visual) para cada idade, e graus encontrados além desses limites devem ser corrigidos com óculos para evitar que a criança perca a visão.




No adulto, o olho com hipermetropia consegue enxergar bem de longe, mas de perto, ao fazer trabalhos manuais ou após longos períodos de leitura a pessoa começa a sentir desconforto. Pode haver dor de cabeça, turvação visual, ardência, coceira e sensação de ressecamento ocular. 




A pessoa que tem hipermetropia e nunca precisou de óculos pode começar a sentir essa necessidade ao se aproximar da idade dos 40 anos, tida como um "marco"de perda da capacidade acomodava do olho para focalizar objetos próximos do rosto (33 a 40 cm aproximadamente). Dai se faz necessário o inicio do uso dos óculos para trabalhos mais próximos ou em distância intermediária, como alguns computadores Desktops e Laptops.





Existe cirurgia para correção da hipermetropia?

Existe sim a cirurgia refrativa para corrigir esse problema. Mas aqui é importante salientar que a cirurgia refrativa visa a correção da visão causada pela forma do olho e seus constituintes não proporcionarem uma qualidade de imagem satisfatória para a pessoa. A cirurgia não corrige FUNÇÃO do olho, portanto se a idéia é operar para resolver um problema visual que começou próximo ou após os 40 anos de idade, a cirurgia não trará um resultado satisfatório para todas as pessoas. Existem técnicas de cirurgia refrativa com o implante de lentes intraoculares multifocais, também existe a possibilidade de "moldar"as córneas para gerar um efeito de multifocalidade no paciente, porém essas técnicas precisam ser muito bem conversadas entre médico e paciente para alinhar expectativas e realizar testes clínicos projetando o melhor resultado. 



Se a cirurgia não estiver indicada por alguma limitação anatômica dos seus olhos, os óculos ou lentes de contato te trarão a melhor imagem possível para viver com qualidade de vida. E tem pessoas que ficam ainda mais charmosas de óculos! Cada armação pode compor um visual diferente e virar acessório no seu estilo próprio!






Você sabia das informações contidas nesse artigo? Não? Coisa boa! Assim alcançamos nosso objetivo, que é divulgar mais e mais informação às pessoas e com isso melhorar a vida de cada uma delas! Compartilhe esse post com um amigo ou parente que gostaria de saber também!














Comentários

Postagens mais visitadas