EU TENHO MIOPIA... O QUE É ISSO?
MIOPIA é o erro refrativo (problema de grau de óculos) associado à baixa visão de longe. Normalmente dizemos que "o olho cresceu demais", ou seja, as imagens acabam se formando antes da retina, mesmo com o esforço do nosso sistema refrativo anterior (córnea e cristalino):
A pessoa com miopia tem dificuldade para enxergar coisas distantes, como detalhes do rosto de uma pessoa do outro lado da rua, letras em placas de trânsito distantes e até legendas no cinema ou na TV, se estiver a uma distância maior de 2 metros da tela.
Considera-se alto grau de miopia quando uma pessoa tem a partir de 4 graus. Existem lentes de óculos especiais para esses graus, com materiais mais compactos que permitem diminuir a espessura das lentes. Antes disso, os óculos podem ser feitos com qualquer material, não interferindo com a imagem da pessoa ou dos óculos. Para altos graus de miopia ainda se recomenda o uso preferencial de lentes de contato, adaptadas no consultório médico e com acompanhamento periódico, para proporcionar maior liberdade e qualidade de vida para o paciente.
Quando uma pessoa começa a ter miopia?
A miopia pode surgir na infância, porém crianças com miopia em geral desenvolvem bem a visão pois o mundo delas é "de perto". Crianças com miopia costumam aproximar bastante os objetos do rosto para olhar os detalhes. O uso de computadores e celulares em excesso podem causar a chamada "miopia acomodava"e causar sintomas de fadiga ocular. Por isso recomendamos pausas periódicas do olhar de perto a cada 2 horas do uso de telas de computadores ou celulares.
A miopia tem cura? Existe cirurgia para miopia?
Existe sim a possibilidade de se operar o olho com miopia para que a pessoa fique independente do uso de óculos ou lentes de contato. É a chamada CIRURGIA REFRATIVA. Existem várias possibilidades de técnicas cirúrgicas para a correção da miopia, o médico oftalmologista procede um exame oftalmológico completo e pede exames complementares necessários para avaliar se está indicada a cirurgia no seu caso e se não haverão riscos associados à cirurgia. A cirurgia só será indicada caso seus olhos tenham condições de serem submetidos à correção planejada!
Comentários
Postar um comentário