“BOLINHA NA PÁLPEBRA”
ACORDEI COM A PÁLPEBRA INCHADA... PODE SER TERÇOL?
O TERÇOL (foto acima) é uma inflamação que ocorre quando uma das glândulas presentes na borda das pálpebras dos olhos entope com células mortas da própria pele e se contamina por bactérias. O nome médico do problema é hordéolo, uma patologia bem comum e que causa bastante incômodo quando surge.
O que é Calázio e o que é Terçol?
Um calázio (foto acima) não é a mesma coisa que um terçol, embora os termos sejam frequentemente confundidos. O terçol, referido clinicamente como hordéolo, é uma protuberância na pálpebra que ocorre quando uma glândula é infectada, formando um pequeno abscesso na borda da pálpebra. Um calázio é um acúmulo de material na pálpebra como resultado de uma glândula bloqueada cronicamente. Ou seja, o calázio é uma bolinha na pálpebra geralmente decorrente de um terçol (hordéolo) não tratado.
Porque surge um Terçol?
O que vai acontecer se eu tiver um terçol no meu olho?
O terçol pode se resolver espontâneamente dentro de até 2 meses. Normalmente consideramos um período de 2 meses para classificar um terçol como calázio. Depois desse período, a bolinha fica mais endurecida e a inflamação ( vermelhidão e inchaço) tendem a desaparecer. O calázio pode se resolver em até 4 meses do seu início, ou seja, o processo todo pode levar 6 meses para encerrar se não houver nenhum tipo de tratamento.
Como podemos prevenir o surgimento do Terçol?
Um regime diário consistente de limpeza palpebral usando shampoo neutro ou produtos específicos para higiene palpebral é útil principalmente quando a blefarite está presente. Consulte um médico dermatologista para tratar doenças específicas do rosto e couro cabeludo. Alimentação balanceada e uma ingesta hídrica adequada também auxiliam na prevenção.
Comentários
Postar um comentário