O que é um “retorno de consulta”?

Essa semana me deparei com um paciente em duvida na recepção: "consultei ha um mês para fazer revisão anual, e hoje meu olho amanheceu vermelho. A minha consulta é um retorno ou uma consulta nova?"

Por isso, hoje o tema será este: o retorno. Uma das coisas que determina nítidamente o tipo de consulta é o seu plano de saúde. Ele da todas as diretrizes para você e para as clinicas e consultorios sobre ate quando vale a senha da consulta, e a partir de quantos dias  se deve passar novo codigo de consulta. Portanto, é com o plano que voce deve se informar primeiro, antes de se dirigir ao consultório. Alguns planos dão 15 dias para retorno, outros dão 21, e assim por diante. Quando a consulta é particular, em geral as clinicas dão retorno de 30 dias, mas isso não é uma regra. Não existe legislação especifica sobre isso no Codigo de Defesa do Consumidor, considerando que a consulta seria um produto oferecido pelo plano de saúde.
Existe um norte que permeia e orienta esse tempo de retorno que é o bom senso, por exemplo, após uma cirurgia, o paciente retornara algumas vezes ate o processo pós operatorio imediato terminar. A partir de então, são novas consultas. Existem cirurgias em que o acompanhamento é longo, como as plasticas e os transplantes. Nesses casos, o médico combinará com o paciente o período pós operatorio imediato, para na proxima consulta, o paciente trazer guia nova do convenio, quando necessário. Outra informação importante de levar em consideração é o motivo da consulta. Se voce consultou por um motivo e agora está com algum sintoma novo, você também não irá para uma "consulta de retorno". Por exemplo: você fez sua consulta anual de rotina oftalmológica e algumas semanas depois começa a surgir um quadro de dor ou coceira em um dos olhos ou seus olhos começaram a lacrimejar, você pode ter começado com uma infecção no olho ou outra doença. É necessária uma nova avaliação oftalmológica, pois seus olhos estarão diferentes daquela consulta. O ideal é que você busque um serviço de Pronto Atendimento Oftalmológico, que seja autorizado pela sua rede de convênio de saúde. Se você não possui plano de saúde, buscar uma emergência oftalmológica da rede SUS ou então solicitar uma consulta particular em consultório médico oftalmológico o mais breve possível, para avaliar o novo quadro apresentado. 

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