Glaucoma Neovascular


GLAUCOMA NEOVASCULAR

O glaucoma neovascular (GNV) é um glaucoma secundário que pode causar perda completa de visão. O diagnóstico precoce é essencial, assim como o tratamento da pressão intraocular elevada e da causa subjacente. É muitas vezes causada por uma retinopatia diabética, oclusão da veia central da retina, doença oclusiva da carótida ou uveíte anterior.
Numerosas doenças que originam isquemia retiniana e a subsequente libertação do fator de crescimento do endotélio vascular, que difunde no segmento anterior, causam o crescimento de novos vasos sanguíneos, inicialmente na margem da pupila e mais tarde ao longo da íris através do ângulo camerular. Esta situação leva à formação de membranas fibrovasculares que obstruem a malha trabecular, provocando um glaucoma secundário.


Muitas vezes recebemos pacientes com doença diabética retiniana evoluída e glaucoma concomitante, sem estarem nas fases terminais do glaucoma neovascular, por isso a importancia do exame minucioso da iris e angulo camerular, alem da avaliação papilar.
O controle do diabetes e o tratamento da retinopatia entram no conjunto do tratamento do glaucoma neovascular. 
Apos estabilização. podemos pensar em cirurgias de catarata, filtrantes ou ciclofotocoagulação para controle da pressão intraocular, além do tratamento com colírios.
Casos dificeis são os de glaucoma neovascular que se  apresentam. Mas vamos tratar, com fé!

Comentários

Postagens mais visitadas