ALERGIA NOS OLHOS

O inverno e as mudanças de temperatura trazem as alergias...

 A alergia nos olhos pode ser causada por diversos fatores, entre eles, alergia ao pelo de algum animal ou à poeira, uso de produto ou maquiagem vencidos, exposição à fumaça ou perfume, pólen, ácaros, tintas ou determinados tipos de alimentos, por exemplo. Pessoas com dermatite, rinite e asma apresentam maiores chances de desenvolver algum tipo de alergia ocular.

Como identificar alergia nos olhos?

Há vários sintomas que indicam alergia nos olhos. Os olhos ficam vermelhos, inchados, e apresentam coceira. Também há lacrimejamento e uma maior sensibilidade à luz.

Além do desconforto nos olhos, também podem aparecer sintomas como: nariz entupido, espirros e coriza.

Saiba como tratar

alergia nos olhos pode ser tratada de várias maneiras, tais como o uso de colírios específicos e medicações receitadas pelo médico. Cada caso é avaliado individualmente, com o intuito de escolher o tratamento mais adequado para cada paciente. 

Conjuntivite alérgica X Conjuntivite infecciosa

Os sintomas de conjuntivite alérgica se assemelham muito aos sintomas da conjuntivite infecciosa. Por isso, é importante saber diferenciá-los. Na conjuntivite infecciosa, a infecção ocorre através de um vírus ou bactéria. Já a conjuntivite alérgica acontece em razão do contato com um determinado alergeno.



Na conjuntivite alérgica a coceira é mais intensa e frequente, enquanto na infecciosa, é comum a sensação de dor e “areia nos olhos”. Algumas outras diferenças são:

  • A secreção ou remela é mais comum na conjuntivite infecciosa, mas também pode ocorrer na alérgica;
  • A forma alérgica não é contagiosa, ou seja, não é transmissível para outras pessoas. No entanto, a infecciosa sim;
  • A conjuntivite infecciosa normalmente dura de 1 a 2 semanas. Já a forma alérgica pode durar semanas.

Na forma alérgica, há a formação de papilas, causada por uma reação alérgica. Já na conjuntivite infecciosa, há a formação de folículos que só são possíveis de serem enxergados através de um microscópio utilizado pelo oftalmologista. Para ter certeza do diagnóstico, é importante realizar um exame com um oftalmologista.

Como evitar a alergia nos olhos

Confira abaixo algumas dicas de como evitar as alergias oculares:

  • Sempre limpe o filtro do ar condicionado;
  • Forre os travesseiros com capas impermeáveis;
  • Evite o excesso de tecidos que acumulam poeira (cortinas, tapetes e bichos de pelúcia, por exemplo);
  • Mantenha a casa limpa e arejada;
  • Evite coçar os olhos;
  • Evite ambientes com muito pó e fumaça.


Havendo qualquer sinal de alergia nos olhos, é fundamental marcar uma consulta com um médico oftalmologista para obter o diagnóstico correto, e assim, ter um tratamento adequado. Lembre-se também de seguir essas dicas de prevenção e realizar exames oftalmológicos regularmente!



Dra Daniela Roehe

CRM 24537

RQE 18139

Oftalmo Estância Clínica de Olhos

Comentários

Postagens mais visitadas