Saindo do Oftalmologista

 

Você recebeu sua receita de Óculos! E agora, o que fazer?

Pesquise nas óticas de sua região por uma que lhe atenda com zelo e profissionalismo, tenha diversas opções de marcas de lentes e armações a sua escolha e forneça garantia de pelo menos 3 meses da entrega dos seus óculos para eventuais ajustes.

Traga se possível seus óculos com a garantia entregue pela ótica para que o oftalmologista possa conferir as lentes.

Se após receber os óculos tiver alguma dificuldade em utilizá-los, agende uma consulta para que seu médico possa revisar a montagem e grau dos seus óculos. Nesta consulta é necessário trazer, além da garantia entregue pela ótica, seus óculos com as marcações dos centros óticos feitas pela própria ótica para que seja possível verificar tanto o grau quanto a posição dos óculos e lentes nos seus olhos. Isso é fundamental em lentes multifocais- para longe, intermediário e perto- que podem induzir distorções em caso de mau posicionamento.

Pequenas variações numéricas do grau dos olhos, ou graus de refração, são comuns e aceitáveis. E isso não significa que o exame está errado!

Por que ocorrem as variações?

O exame de refração, que determina o grau dos olhos, é composto de duas partes: uma objetiva e outra subjetiva que depende muito da colaboração do paciente.




A variação do grau dos olhos ou do grau de refração, pode ocorrer por diferentes fatores: estado emocional do paciente, alterações em sua glicemia, fadiga física ou mental, interação do paciente com o médico durante a parte subjetiva do exame, alterações de contração do músculo ciliar, entre outros. Além disso, o valor não é permanente e pode sofrer mudanças em qualquer período da vida, em intervalos variáveis.

Desta forma, diagnósticos e receitas oftalmológicas com pequenas variações no número do grau de refração (0,25 / -0,50) ocorrem com frequência, independentemente se o exame for realizado pelo mesmo profissional ou por profissional diferente.



Quando você usa um mesmo grau de óculos por um ou mais anos consecutivos, seu cérebro se ajusta a esta refração, e qualquer nova alteração poderá ser inicialmente percebida como uma dificuldade.

Portanto, recomenda-se o uso dos óculos novos por pelo menos 15 dias até que ocorra essa nova adaptação. Se mesmo após esse período você seguir com dificuldade em enxergar, recomendamos que faça uma revisão detalhada de seu novo óculos. Em lentes multifocais, a montagem deve ser criteriosamente analisada, para ser possível entender o que pode estar acontecendo, como no exemplo abaixo, em que a leitura de perto estava muito ruim:

Centros ópticos para leitura muito baixos 

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de mais detalhes? Entre em contato conosco!

 Nossos telefones estão no site: www.oftalmoestancia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas