HERPES NO OLHO

 O QUE É HERPES?

            Herpes Simples é um vírus comum que afeta seres humanos. Existem dois tipos de vírus do herpes simples (HSV). O HSV tipo 1 causa herpes labial e pode afetar o rosto e os olhos. O HSV tipo 2 causa principalmente infecções genitais.

Herpes Labial


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO HSV NO OLHO?

            O HSV pode afetar quase qualquer parte do olho. Uma erupção cutânea com vesículas (bolhas) pode se formar nas pálpebras, isso geralmente se cura espontaneamente em 3-7 dias. Quando a superfície do olho está envolvida, pode se ter olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia (sensibilidade à luz), dor de cabeça e sensação de corpo estranho. Na maioria dos casos, a infecção ocorre apenas na camada superficial da córnea (superfície transparente localizada na frente do olho) e é chamada de ceratite epitelial. Se as camadas mais profundas da córnea estiverem envolvidas, isso é mais grave e é chamado de ceratite estromal. A ceratite estromal tem maior probabilidade de causar cicatrizes na córnea. Menos comumente, o HSV pode afetar o interior do olho e a retina (revestimento interno do olho), causando uveíte (inflamação dentro do olho), aumento da pressão intraocular e baixa visual.

Herpes Periocular


COMO É TRATADA A DOENÇA OCULAR POR HSV?

            O tratamento depende da parte do olho envolvida. Se apenas as pálpebras estiverem envolvidas, pode ser prescrita uma pomada tópica antiviral ou antibiótica. Se o olho estiver envolvido, podem ser utilizados colírios antivirais tópicos ou orais como o aciclovir. Se estruturas internas mais profundas estiverem envolvidas, também podem ser administradas gotas de esteroides. Às vezes, a inflamação pode estar associada a um aumento da pressão intraocular. Nesse caso, isso pode exigir gotas especiais para diminuir a pressão ocular.

Ulcera corneana por Herpes


            Um episódio de herpes ocular geralmente desaparece sem deixar problemas permanentes. Se não forem tratadas adequadamente, as infecções oculares por HSV podem levar a cicatrizes e uma diminuição permanente da visão, sendo essencial o acompanhamento oportuno por um oftalmologista.

O QUE É HERPES ZOSTER?

Herpes Zoster em um lado do corpo


            O vírus Herpes Zoster (HZV) é o mesmo vírus que causa catapora. O vírus pode permanecer inativo no corpo após uma infecção por catapora e ser reativado mais tarde. As infecções por HZV envolvendo o olho podem parecer muito semelhantes a uma infecção por HSV. As lesões na pele geralmente são dolorosas e se desenvolvem na testa e ao redor de um olho em um padrão geométrico. Os grupos de maior risco são idosos e as pessoas com problemas no sistema imunológico. As infecções por HZV são menos comuns em crianças. 

Herpes no nariz

Quando a pessoa já teve lesões herpéticas na ponta do nariz, aumentam as chances de ela desenvolver no futuro uma lesão na córnea do olho no mesmo lado que surgiram as lesões nasais. O máximo cuidado se deve ter com a higiene das mãos quando as lesões estiverem presentes, pois o vírus é bastante resistente e se transmite pelo contato direto com outra pessoa infectada e por objetos contaminados. E se surgirem sinais de inflamação no olho, procure um médico oftalmologista o quanto antes.

Dra. Daniela V. Roehe

CRM 24537

RQE 18139 

Oftalmo Estância Clínica de Olhos 

                                                             

 




Comentários

Postagens mais visitadas