DOR NOS OLHOS (OU DOR EM UM OLHO)

 

Dez causas possíveis para dor nos olhos:

Muita gente vai procurar o oftalmologista por sentir dor nos olhos. O que pode ser a causa disso? Dor ocular é um sintoma comum na emergência oftalmológica, mas no dia a dia do consultório também recebemos eventualmente casos de dor ocular.

A dor nos olhos pode acontecer devido ao ressecamento dos olhos ou ser apenas um dos sintomas da gripe, por exemplo, sendo apenas indicado nesses casos que a pessoa permaneça em repouso e beba bastante líquidos durante o dia.

No entanto, em alguns casos é possível também notar o aparecimento de outros sintomas como vermelhidão, sensação de queimação, maior sensibilidade à luz, diminuição da capacidade visual e coceira nos olhos, por exemplo, o que pode ser indicativo de conjuntivite ou ceratite e, nesses casos, é importante consultar o oftalmologista para que seja feita uma avaliação e possa ser identificada a causa da dor e indicado o tratamento mais adequado.


As principais causas de dor nos olhos são:

1. Olhos secos

Os olhos secos acontecem devido à diminuição da quantidade e qualidade de lágrima, que é responsável por lubrificar o globo ocular, o que pode acontecer devido ao fato de estar em ambientes com ar condicionado, ao andar de bicicleta ou após ficar algumas horas olhando para a tela do computador, por exemplo. Assim, devido ao ressecamento do globo ocular, é possível que exista dor, vermelhidão e sensação de queimação. Nesses casos é recomendado utilizar colírio de lágrimas artificiais para ajudar na lubrificação do globo ocular. Caso o ressecamento do olho seja persistente, é recomendado que o oftalmologista seja consultado para que seja feita uma avaliação e possa ser identificada a causa e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado.


2. Uso errado de lentes de contato

O uso inadequado de lentes de contato pode causar inflamações e infecções nos olhos que levam à dor, vermelhidão e coceira, além de problemas mais graves como úlceras ou ceratite. Nesse caso é recomendado trocar as lentes e usar um colírio lubrificante, além de seguir as recomendações de higiene, tempo máximo de uso e o prazo de validade do produto.

3. Viroses, gripe, infecções, coronavírus...

A presença de infecções no corpo como gripe e dengue pode causar sintomas de dor de cabeça e dor nos olhos, que diminuem à medida que o organismo combate a doença.é importante adotar medidas que ajudem a tratar a gripe, pois assim é possível promover o alívio dos sintomas, incluindo a dor nos olhos. Assim, pode-se beber chás calmantes e que melhoram a circulação, como gengibre, erva doce e alfazema, colocar compressas de água morna na testa, usar medicamentos como paracetamol e manter-se em local calmo e com pouca luz.

 

4. Sinusite

A sinusite é inflamação dos seios nasais e normalmente causa dor de cabeça, dor atrás dos olhos, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, devido ao excesso de secreção acumulada nos seios nasais. Quando os sintomas são desconfortáveis e duram mais de 5 dias, é recomendado consultar o otorrinolaringologista para que sejam feitos exames que permitam identificar o tipo de sinusite e, assim, ser recomendado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de antibióticos, sprays nasais ou antigripais. No entanto, é possível aliviar os sintomas de forma caseira através de estratégias que ajudam a tornar a secreção acumulada mais fluida, favorecendo a sua eliminação.

5. Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça intensa e pulsante que pode ser acompanhada por outros sintomas como tontura, sensibilidade à luz, dor no olho e lacrimejamento, corrimento nasal, enjoos e presença de manchas no campo de visão, por exemplo. É importante que a pessoa fique em repouso e evite o máximo de estímulos, ou seja, permaneça em um ambiente com pouco barulho e pouca luz, pois assim é possível aliviar os sintomas de enxaqueca. Além disso, o neurologista pode indicar o uso de alguns remédios, dependendo da intensidade, frequência e sintomas de enxaqueca apresentados pela pessoa, que ajudam a aliviar os sintomas mais rápido.

 

6. Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da camada mais superficial da parte interna das pálpebras, conhecida como conjuntiva tarsal, e da camada mais superficial do globo ocular, a conjuntiva bulbar. Pessoas com conjuntivite normalmente apresentam dor, vermelhidão, secreção e inchaço nos olhos. Essa inflamação pode acontecer devido à infecção por bactérias, vírus, trauma físico ou lesão química e doenças inflamatórias. Pode ser facilmente transmitida de pessoa para pessoa no caso de ser viral, além de também acontecer devido a alergias. É importante consultar o oftalmologista para que seja feita uma avaliação e, assim, ser possível definir a causa da conjuntivite e iniciar o tratamento, que pode ser feito através do uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios, e antibióticos, em caso de conjuntivite bacteriana. Além disso, é importante que se tenha alguns cuidados durante o tratamento como lavar sempre as mãos, evitar o compartilhamento de objetos pessoais e não usar lentes de contato.







7. Ceratite

A ceratite é a inflamação da córnea que pode ser causada por microrganismos, ferimentos, pancadas no olho ou uso incorreto das lentes de contato, podendo causar dor, diminuição da visão, sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo nos olhos. Na presença de sinais e sintomas indicativos de ceratite, é recomendado consultar o oftalmologista para que seja verificada o tipo e a gravidade da ceratite e, assim, seja possível iniciar o tratamento rapidamente, evitando a cegueira. Assim, pode ser recomendado o uso de pomadas oftalmológicas ou, nos casos mais graves, cirurgia.

 

8. Glaucoma

O glaucoma é uma doença multifatorial, porém, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão no globo ocular, que leva a danos no nervo óptico e diminuição progressiva da visão, caso não diagnosticado e tratado precocemente. Na maioria dos casos o glaucoma não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto nos casos de glaucoma de ângulo fechado, é possível notar dor intensa no olho, visão turva e aumento da pupila, por exemplo. É importante que o oftalmologista seja consultado para que seja indicado o tratamento mais adequado, que tem como objetivo controlar os sintomas e prevenir o desenvolvimento da cegueira. Dessa forma, o médico pode indicar o uso de colírios, terapia a laser ou cirurgia.

 

9. Neurite óptica

A neurite óptica pode ser identificada através dos sinais e sintomas que surgem em um ou nos dois olhos, como dor, alteração na percepção das cores e diminuição ou perda da visão de forma repentina. A dor nos olhos pode ser moderada ou grave e tende a piorar quando o olho é palpado. A neurite óptica pode acontecer em pessoas que tem esclerose múltipla, mas também pode acontecer em caso de tuberculose, toxoplasmose, sífilis, AIDS, caxumba, catapora, sarampo, doença da arranhadura do gato, e herpes, por exemplo. É recomendado que o oftalmologista seja consultado para que seja possível identificar a causa da neurite, já que o tratamento pode variar.

 

10. Neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo pode ter como sintomas a dor em apenas um dos olhos, que acontece de forma repentina e é intensa, parecida com a sensação de choque elétrico, além de poder haver intensa dor no rosto. A dor dura apensas alguns segundos a dois minutos, acontecendo novamente logo a seguir, com intervalos de alguns minutos à hora, podendo acontecer várias vezes ao dia. Muitas vezes o quadro se prolonga por meses, mesmo com o tratamento adequado. Nesse caso, é recomendado consultar o neurologista para que possa ser iniciado o tratamento mais adequado, que pode variar de acordo com a frequência e intensidade dos sintomas, podendo ser recomendado o uso de remédios ou cirurgia.


Espero ter te ajudado com essa matéria!

Abraços!

Dra. Daniela Roehe

Oftalmo Estância Clínica de Olhos

https://www.oftalmoestancia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas