COMO SABER SE EU TENHO PROBLEMA NOS OLHOS?

 Muita gente gostaria de saber se tem ou não algum problema nos olhos ou na visão antes de ir ao consultório do médico, justamente para poder evitar ou adiar essa consulta. Sabemos que nosso SUS é muito bom, mas a demanda por especialistas na área da saúde acaba por dificultar o acesso as consultas, os planos de saúde nem sempre são acessíveis a todas as pessoas e o investimento para uma consulta particular de qualidade varia muito entre as regiões e até entre as cidades do nosso país. Então que testes poderiamos fazer para percebermos se realmente temos que usar óculos ou não?



Existe uma triagem bastante simples que é usada em escolas e em mutirões de saúde que funciona mais ou menos assim: você senta em uma cadeira em uma distancia de mais ou menos 6 metros de uma placa contendo um texto com letras de tamanho médio (aproximadamente 2 cm de altura cada letra), em uma sala ou local iluminado, e compara a sua visão com cada olho em separado: cobre um olho com a mão ( sem apertar) e alterna para o outro olho. Esse teste simples te permite perceber como está a visão de cada olho para a distancia e comparar se os dois olhos enxergam da mesma forma. 



Outro teste é colocar objeto verde e vermelho em sua frente e testar também cada olho verificando com um amigo ou familiar se as cores percebidas são as reais. 



A visão de perto testamos com uma bula de remedio colocada a 30 cm do rosto e cobrindo cada olho em separado e vendo se a leitura ocorre sem dificuldades. Esses são testes grosseiros, e apenas dão uma idéia geral de como esta a sua visão. 



Conseguir focar um objeto a 10 cm do nariz também irá lhe mostrar se você tem problemas de musculatura ocular. Esse teste deve ser feito com ambos os olhos abertos.



Esses são testes apenas para a visão de longe e de perto. Outros problemas oculares envolvendo a parte anterior do olho, como a córnea, a conjuntiva e as pálpebras, infelizmente só com o microscópio do médico oftalmologista e alguns colírios especiais para poder se detectar. Assim como problemas comprometendo a sua retina ou nervo óptico, como glaucoma ou algum buraco na retina que possa comprometer seriamente sua visão. Se você tem diabetes, hipertensão ou outras doenças crônicas, lembre que essas doenças também afetam os olhos e podem levar a cegueira!





Então, se você possui algum sintoma nos olhos, como ardência, coceira, cansaço no fim do dia, ou se seus testes de triagem mostrarem alguma alteração, seria prudente agendar uma consulta. Se você possui familiares com doenças oculares importantes, como glaucoma ou perda visual em tratamento por qualquer causa, também é recomendável conferir se esse gene não passou para você, (mesmo que seja o tataravô da familia, genes passam para todas as gerações!) 



E mesmo que não haja histórico familiar ou que você não sinta nada nos olhos, a consulta médica oftalmológica é fundamental como forma de detectar doenças silenciosas e prevenir uma possivel perda visual que com tratamentos simples pode ser combatida. Então ao menos uma vez na vida, sugiro que procure um médico oftalmologista para fazer um exame completo. Caso nada seja encontrado de alteração, é possível que ele lhe dê umas "férias" de bastante tempo apenas para um acompanhamento regular, dependendo do caso. Procure um posto de saúde caso não possua convênio, ou busque uma clínica médica ou consultório em sua cidade ou região e dê-se esse cuidado de presente. 



Lembre-se que a visão é o sentido que nos liga com o mundo exterior. Sem ela, ficamos dependentes de outra pessoa para fazermos o minímo necessário no nosso dia a dia, como comer, ir ao banheiro, caminharmos pela nossa casa, cozinhar... etc. A reabilitação visual existe e funciona muito bem, porém quem nasceu enxergando e perde a visão depois de adulto tem mais dificuldade em se reabilitar. Sem falar na perda de momentos unicos e inesqueciveis em nossas vidas que nos são proporcionados por meio da visão. 

Tive em minha família um exemplo triste disso: minha mãe que possuía diabetes, hipertensão e não cuidava da glicemia acabou ficando cega por 6 anos antes de falecer. A limitação de vida imposta por essa condição foi gigantesca e muito triste de acompanhar. Não desejo para ninguém o que vivemos com ela, e se for possível a prevenção, é isso o que eu desejo para todo mundo.

Cuide-se, ame-se e cuide de sua saúde corporal e ocular! Seu mundo e sua vida agradecem, além de sua família e amigos! Você merece esse cuidado!

Dra Daniela Roehe

CRM 24537

RQE 18139

Oftalmo Estância Clínica de Olhos

https;//www.oftalmoestancia.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas