Visão borrada no diabetes

 

Os pacientes com diabetes tipo 2 podem levar uma vida completamente normal, desde que adequem a sua rotina, como alimentação, atividade física e exames periódicos para controlar a glicose no sangue.

 O diabetes tipo 1, que geralmente ocorre na infância e adolescência, está associado a um distúrbio auto-imune e não pode ser prevenido pela mudança de estilo de vida. Porém, após o diagnóstico, o controle rigoroso da glicemia permite a prevenção das complicações crônicas da doença e a manutenção da qualidade de vida.  



Além disso, outra recomendação básica é que todo paciente diabético se consulte com um oftalmologista periodicamente. Isso porque a visão pode ser afetada pela doença, ocasionando problemas como a retinopatia, o edema macular diabético, e até o glaucoma e a catarata.

A diabetes é uma doença crônica, na qual o corpo produz pouca insulina (hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue) no organismo, ou não consegue empregá-lo adequadamente.

O resultado disso é uma alta concentração de glicose (hiperglicemia), que pode afetar os órgãos, nervos e vasos sanguíneos do corpo.

Nesse sentido, os vasos sanguíneos dos olhos também ficam prejudicados. Se a diabetes não for controlada, com o tempo, a visão começa a ficar turva e embaçada, piorando na medida em que esses vasos sanguíneos incham e rompem no interior dos olhos.



Cerca de 40% dos diabéticos sofrem essas alterações oftalmológicas decorrentes da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Quando não tratada, a doença pode prejudicar gradativamente a visão, até que ela chegue a cegueira — muitas vezes, irreversível. Inclusive, a principal doença ocular decorrente da diabetes é a chamada retinopatia diabética, que pode piorar e causar um edema macular.

A retinopatia é um termo usado para designar aquelas doenças que acometem a retina do olho — tecido responsável pela formação da imagem. No caso da retinopatia diabética, ela é caracterizada por um entupimento dos vasos que nutrem a retina.

Com o aumento descontrolado da glicemia, esses vasos vão se fechando progressivamente, interrompendo o fluxo de oxigênio para as células e ocasionando hemorragias. Como resultado, a visão vai ficando embaçada, causando problemas cada vez mais sérios na medida em que a retinopatia piora.

É aí que surge o chamado edema macular diabético. Ele ocorre quando os fluidos acumulados nesses vasos, vazam para regiões próximas à retina e à mácula, formando, assim, o edema.

Trata-se de um problema grave e que precisa ser tratado imediatamente, a fim de evitar a cegueira irreversível do paciente. 



     CATARATA
A catarata é uma doença que atinge o cristalino — uma das lentes naturais do olho —, deixando a visão embaçada e cinzenta. Embora a correlação entre a catarata e a diabetes ainda não seja totalmente conhecida, sabe-se que o excesso de glicose no sangue pode causar alterações no cristalino, levando a uma perda de transparência.

Além disso, sabe-se também que alguns fatores estão intimamente ligados ao surgimento da catarata em pacientes com diabetes, como:

  • Diabetes tipo 1;

  • O tempo de duração do diabetes;

  • Idade avançada no momento do diagnóstico do diabetes;

  • Retinopatia diabética avançada;

  • Uso de diuréticos;

  • Controle metabólico inadequado.

Como a catarata evolui lentamente, sem que o paciente perceba, na maioria dos casos, ela só é descoberta quando a pessoa passa por um exame de fundo de olho, em uma consulta de rotina com o oftalmologista. Daí a importância do diabético em ter um acompanhamento com o médico dessa especialidade.


Outra doença que pode surgir em pacientes diabéticos é o 
glaucoma. Trata-se de uma doença que acomete o nervo óptico, causada, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular.

Segundo a Sociedade Americana de Diabetes, pessoas com diabetes tipo 2 são 40% mais propensas a sofrer de glaucoma do que aquelas sem a doença.

Em seu estágio inicial, o glaucoma é assintomático no início. Ela só começa a se mostrar mais evidente quando ela afeta a visão periférica do paciente. A partir daí, a pessoa só consegue enxergar pessoas e objetos que estejam à sua frente.

E é importante lembrar: o glaucoma não tem cura e, uma vez instalado, não é possível revertê-lo mesmo controlando a diabetes. Por isso, é muito importante que todas as pessoas, principalmente os diabéticos, consultem-se regularmente com um oftalmologista.

Caso você perceba uma alteração repentina da sua visão, procure um oftalmologista para investigar as possíveis causas e iniciar o tratamento o quanto antes!

Oftalmo Estancia Clínica de Olhos

Fone (51) 3561-1035

Whats (51)999528699



Comentários

Postagens mais visitadas