PRESBIOPIA ou VISTA CANSADA: o que acontece na visão aos 40 anos de vida?

 A presbíteriopia, presbiopia ou vista cansada é um problema de visão que aparece em torno dos 40 anos de idade e causa transtornos visuais em algumas pessoas. É considerada parte da fisiologia normal do envelhecimento do olho humano, não podendo ser confundida com  doença ocular, pois não é decorrente de algum problema anatômico ou lesões oculares prévias. O que acontece nessa fase da vida é uma perda da capacidade do nosso sistema muscular intraocular de alterar a forma do cristalino com vista a focalizar objetos próximos do nosso rosto (aproximadamente 33 a 40 cm de distância).




Quais são os sintomas da presbiopia?

A pessoa com presbiopia começa a ter dificuldade em ler bula de remédios, ver os rótulos de produtos no supermercado, enfiar a linha na agulha para costurar, etc. Mesmo quem nunca usou óculos ao chegar na idade de 40 anos começa a sentir necessidade de correção visual nessas situações, mesmo tendo a visão de longe preservada. Nesses casos, está indicado o uso dos óculos apenas nas situações que envolvem o foco próximo, podendo se lançar mão dos óculos de visão simples com correção para perto ou óculos multifocais, com grau somente na região inferior da lente, espaço destinado para a leitura.




Tenho 40 anos e não preciso dos óculos para ler, inclusive eles me atrapalham.              O que pode ser?

Em geral as pessoas míopes conseguem ler e ter uma visão boa de perto até depois dos 40 anos, sendo essa capacidade proporcional à quantidade de miopia que a pessoa tem. Sendo assim, o adulto míope usa os óculos apenas para a distância, retirando para leitura de perto. Isso ocorre até um determinado momento quando ele não consegue mais focalizar de perto, iniciando então o uso das lentes multifocais.




Tenho diabetes e as vezes consigo ler sem óculos. Isso é melhora da presbiopia?


Existe o fenômeno de miopização causado pelo aumento da glicose no sangue, ocasionando um borramento da visão para longe e facilitando a leitura nos pacientes diabéticos. Assim que a glicemia volta ao normal, algumas pessoas percebem uma melhora na visão de longe, porém o olho apresenta alterações estruturais e funcionais ainda por um bom tempo após o pico de glicose. Por conta disso quem tem diabetes deve procurar marcar a sua revisão com oftalmologista apenas quando tiverem com a glicose controlada por 3 meses consecutivos, para assegurar um exame fiel às condições oculares normais da pessoa.






Outro fenômeno bastante comum e natural que acontece nos pacientes idosos é que o surgimento da catarata acaba causando uma miopia no olho, facilitando a visão de perto e permitindo as vezes a leitura sem uso de óculos. É por isso que muitas vezes nos surpreendemos com pessoas de idade que conseguem ler sem óculos, cozinhar, costurar etc. Em geral a visão de longe dessas pessoas se formos medir em consultório já está comprometida, estando indicada a cirurgia de catarata no caso de estar atrapalhando a rotina de vida diária.



Óculos prontos para leitura prejudicam a visão?


Não necessariamente, se você não apresentar nenhum outro defeito visual como miopia ou astigmatismo, porém o ideal é fazer uma consulta médica antes e descobrir qual seu grau exato, para evitar supercorrigir o grau para perto. Isso sim poderá enfraquecer seus olhos. Além de definir o grau do paciente, na consulta médica é possível saber se os seus olhos estão saudáveis, se não existem outras doenças como glaucoma ou retinopatias por exemplo, e garantir uma boa visão até o fim da vida.




Gostou das informações? Deixe seu comentário e nos siga nas nossas redes sociais para saber muito mais de olhos e visão!
Instagram:  @oftalmoestancia
Facebook: https://www.facebook.com/OftalmoEstancia







Comentários

Postagens mais visitadas