CONJUNTIVITE

 COMO SABER SE EU PEGUEI UMA CONJUNTIVITE? 

 

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana até  60 dias e não costuma deixar seqüelas, porém alguns vírus específicos podem deixar cicatrizes na córnea e conjuntiva tarsal (por dentro das pálpebras) que levam a perda de visão e desconforto permanente, por isso vale a pena se cuidar! 



Podemos pegar uma conjuntivite de diversas maneiras. As mais comuns são: pelo ar (sim, alguns vírus são tão contagiosos que se estivermos no mesmo ambiente de uma pessoa com essa conjuntivite nós pegamos sem nem chegar perto da pessoa!), por tocar em objetos contaminados (maçanetas de portas, copos, canetas, etc) pois tem vírus resistentes que duram dias vivos nessas superfícies e acabar levando as mãos no rosto após sem perceber, e também por meio de uma gripe ou outra infecção que venhamos a ter e que pode acometer nossos olhos.  



Mas após acidentes caseiros, no trabalho, na escola também. Muitos casos de pessoas mexendo em plantas, crianças que levaram boladas, pais que levaram “unhadas” dos filhos bebês ou pais de pets que também sofrem esses acidentes.  Após  procedimentos estéticos (como implante de cílios ou design de sobrancelhas, tatuagens, etc), enfim. 

Como se sabe se está com uma conjuntivite? Nem todas as pessoas apresentam os mesmos sinais e sintomas, mas em geral, alguns destes estarão presentes: 





Seu olho (um ou os dois)  fica vermelho, pode lacrimejar, criar secreção a mais, coçar ou dar uma sensação de que tem alguma coisa dentro (como um grão de areia ou algo parecido). As pálpebras podem inchar e a visão pode turvar levemente.  

Nesse caso, agende consulta com um médico oftalmologista o mais breve possível, pois medidas de higiene, medicações e afastamento do trabalho, escola e contato próximo com outras pessoas podem ser necessários para prevenir sequelas e o espalhamento da contaminação. 





Oftalmo Estância Clínica de Olhos 

Dra Daniela Roehe

                                                                                                              CRM 24537 

RQE 18139 

Comentários

Postagens mais visitadas