O EXCESSO DE PESO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A VISÃO

 Você está com sobrepeso? Conhece alguém que está? O verão se aproxima, e logo nós começamos a nos preocupar com isso. Porém, no campo da oftalmologia, a  preocupação com isso é o ano todo! E não é por conta de estética, não. Nos preocupamos com a sua visão, e o dano que ela pode ter devido ao surgimento de doenças secundárias ao sobrepeso. Uma das causas mais comuns do diabetes, por exemplo, é o excesso de peso.  Dentre os países com a maior prevalência de diabetes, o Brasil ocupa o 4º lugar, totalizando cerca de 13,7 milhões de brasileiros, sendo que muitos ainda não foram diagnosticados.



A retinopatia causada pelo diabetes é a principal causa de cegueira adquirida, afetando em torno de 35% a 40% dos diabéticos, chegando a estar presente, após 20 anos de doença, em cerca de 90% dos pacientes com Diabetes Melittus tipo 1 e em aproximadamente 60% dos pacientes com Diabetes Melittus tipo 2.



O risco de cegueira pelo diabetes pode ser reduzido a porcentagens inferiores a 5% quando o diagnóstico é realizado em tempo adequado e o manejo é efetuado corretamente.

Portanto, recomenda-se que o primeiro exame do fundo de olho no diabético do tipo 2 seja realizado logo após o diagnóstico, pois normalmente não se pode definir precisamente quando o Diabetes Melittus foi instalado e a retinopatia já pode estar presente. Já nos diabéticos tipo 1, o primeiro exame pode ser realizado após a puberdade ou cinco anos após o diagnóstico, visto que a Retinopatia Diabética dificilmente é observada antes desse período.



Oriente o diabético que você conhece a realizar o exame de fundo de olho.

Além do diabetes, a Hipertensão Arterial Sistêmica, as doenças reumáticas, doenças cardíacas, tumores e distúrbios do metabolismo dos lipídios podem causar alterações oculares e conseqüentemente piora visual. Por isso insistimos tanto no autocuidado com a alimentação e prática de atividade física regular, pois somos um todo: quando nosso corpo não está bem, nossos olhos também não irão funcionar da melhor forma.


Consulte regularmente um médico para lhe orientar nessas bases, e acompanhar sua evolução!

 

Dra Daniela Roehe

CRM 24537

RQE 18139

Oftalmo Estância Clínica de Olhos

Comentários

Postagens mais visitadas