MANCHAS NOS OLHOS

 MANCHAS NOS OLHOS:

Você já deve ter visto em seus próprios olhos ou de algum conhecido umas manchinhas escuras na parte esbranquiçada do globo ocular. Já parou para pensar o que são essas manchinhas?



Geralmente são o que chamamos de nevus, que são pigmentações benignas, popularmente conhecidas como pintas. Estas pintas podem estar na conjuntiva, que é a membrana externa que cobre a parte branca dos olhos, ou na esclera, que é a camada abaixo da conjuntiva. As pintas estão presentes desde o nascimento, mas muitas vezes só aparecem depois de alguns anos, quando ficam maiores e mais escuras. O exame com um médico oftalmologista na maioria das vezes permite diferenciar os nevus benignos de tumores malignos (câncer), que também podem afetar a conjuntiva. Esta diferença é fundamental já que nevus não requerem tratamento, mas os tumores pigmentados (câncer) se não tratados ameaçam a vida dos pacientes.




Os nevus de conjuntiva podem acometer pessoas de qualquer idade e, apesar de na maior parte das vezes não trazer comprometimento estético, em algumas pessoas podem trazer prejuízo psicológico e, nestes casos, há de se considerar a remoção cirúrgica.

Raramente os nevus podem malignizar e ser tornar melanomas. Mas, caso as manchas aumentem de tamanho e alterem a coloração devem ser avaliadas com muito cuidado. Em adultos estas pintas não devem crescer! Quando isso ocorre, uma biópsia é indicada.



Não existem colírios ou medicamentos que amenizem as manchas. No caso de a pinta ser grande e causar comprometimento estético ou problemas psicológicos para a criança, ela deve ser removida cirurgicamente. Depois da cirurgia a pinta é enviada para o médico patologista que confirma o diagnóstico. Após a remoção, o nevus não costuma voltar.

Dra Daniela Roehe - MÉDICA OFTALMOLOGISTA

CRM 24537

RQE 18139


Oftalmo Estância Clínica de Olhos


Comentários

Postagens mais visitadas