ÓCULOS DE DESCANSO

 

O que são "óculos de descanso"?😎

    São óculos prescritos para manter os olhos descansados, quando a pessoa possui um grau muito pequeno a ser corrigido (em geral, até 0,50 dioptrias) enquanto o usuário realiza as suas atividades cotidianas que exigem um esforço maior da visão. Normalmente são prescritos quando o paciente apresenta algum sintoma que pode estar relacionado a períodos prolongados de leitura. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os óculos de descanso não são uma exclusividade dos pacientes com um tipo específico de erro refrativo (grau de óculos), como astigmatismo, miopia, hipermetropia ou presbiopia (vista cansada). Pelo contrário, como o próprio nome já sugere, serão utilizados por pessoas que desejam obter um descanso a visão ou relaxar a musculatura dos olhos enquanto realizam suas tarefas, independente do tipo de grau.

 


 

Quem pode usar?

    Os óculos de descanso podem ser utilizados por pessoas de quaisquer idades, desde que sintam algum tipo de desconforto visual ou ocular sem o uso de lentes, mesmo que o grau delas seja pequeno.  Assim os óculos têm dupla função: para relaxar os músculos dos olhos, que geralmente são forçados para que a pessoa consiga enxergar melhor e também para minimizar problemas secundários de visão como a presbiopia, fotofobia, pequenos desvios, entre outros.

 


 

Que tipos de lentes são indicadas para óculos de descanso?

    Atualmente, existem diversas lentes que podem ser utilizadas nos óculos de descanso, que são definidas de acordo com o objetivo do paciente, o problema de visão e seu grau.  Elas podem ser: lentes monofocais, bifocais, progressivas (multifocais), podendo receber tratamentos como a capacidade fotocromática (escurecer no sol), o filtro antirreflexo e o filtro de luz azul, entre outros. Em todos os casos, é importante procurar um médico oftalmologista para obter uma orientação adequada sobre o tipo de lente mais indicada para você.

 


Quanto custa um óculos de descanso?

    Não existe um valor específico. De uma maneira geral, é preciso pesquisar uma boa ótica,

 que possua um profissional capacitado em identificar quais as características do seu rosto,

 entender o modelo que você deseja adquirir, o tipo de lente que será utilizada, o material da

 armação, entre outros aspectos relacionados que interferem diretamente no orçamento final.

 Por isso, esclareça junto ao seu oftalmologista quais as indicações imprescindíveis para o

 seu caso e quais características são opcionais, antes de se dirigir à pesquisa da melhor ótica

 para comprar seus óculos.😉


Dra Daniela V. Roehe

Oftalmo Estância Clínica de Olhos

Fone (51) 99952-8699



Comentários

Postagens mais visitadas