Uveite

 
   
Uveíte é o termo dado para qualquer inflamação na ÙVEA, a parte nutridora do olho, que se constitui na episclera, iris, coróide e corpo ciliar. A episclera é uma fina membrana vascular que recobre a esclera, a parte branca do olho. A íris é a parte colorida do olho, aquela que em uns é marrom, em outros é azul, verde, e que se pode maquiar de outra cor com lentes de contato. A coróide é uma camada vascular que fica abaixo da retina, e faz a circulação de nutrientes para dentro e residuos para fora do olho. O corpo ciliar fica logo atras da iris, ele age como filtro e como um "musculo interno" do olho... complexo, não??


É...o olho é pequeno mas cheio de detalhes! Isso é fascinante!
Hoje atendi uma paciente que esta tratando uma uveite por TOXOPLASMOSE, uma das uveites mais comuns aqui no Brasil. Conhecida popularmente como a doença do gato, na verdade, o coitado do gato pouco tem a ver com isso, visto que ja foi comprovada a transmissão pela água contaminada, folhas mal lavadas e por carne mal cozida. Dificil sabermos quando foi que a pessoa contraiu a doença. Os sintomas mais comuns são DOR, FOTOFOBIA, OLHO VERMELHO E EMBAÇAMENTO VISUAL.
Não tem secreção nem coceira na maioria das vezes. Ocorre inflamação intensa intraocular, podendo acometer todas as partes do olho, da cornéa até a retina. Normalmente se apresenta com uma lesão retiniana visivel no mapeamento de retina.
O médico solicitará exames de sangue para investigar a causa da uveíte, que deverão ser feitos com a máxima brevidade.
O tratamentoda maioria das uveítes  é feito com colirios e comprimidos, além de acompanhamento periódico,  que deve durar de 4  a 8 semanas para melhora do quadro.
Por isso, o mais importante de você aprender de tudo isso é: não tome água suja, lave bem suas mãos e sua salada no momento do preparo, só compre carne de açougues que tenham fiscalização sanitária periódica e cozinhe bem a carne antes de comer.
E a qualquer sinal de PERDA VISUAL com olho vermelho acontecendo em poucos dias, procure imediatamente um oftalmologista. Quanto antes iniciarmos o tratamento, mais rápida será a remissão da doença e menores serão as seqüelas deixadas por ela no olho.

Comentários

  1. Obrigado Daniela por nos informar com tanto profissionalismo, e poque não dizer candura, sobre um mal que nós, pobres mortais, as vezes nem sonhamos que existe e que estamos sujeitos ao contágio por mera ignorância. Seus toque de sapiência médica são úteis a todos. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas