Convido a população de Estância Velha (RS) e cidades vizinhas - Ivoti, Presidente Lucena, Picada Café, Lindolfo Color, Novo Hamburgo, Dois Irmãos e São Leopoldo, entre outras - a visitar e conhecer nossa página do consultório Oftalmo Estância no Facebook: http://www.facebook.com/OftalmoEstancia.
Agende sua consulta pelo telefone (51) 3102-8699.
domingo, 13 de março de 2016
GLAUCOMA - INFORMAÇÕES
O QUE É GLAUCOMA ?
Todos os anos é promovida a semana mundial do glaucoma, época onde se fazem campanhas para a promoção da prevenção e tratamento do glaucoma em todo o mundo. Este ano a semana foi em 06 a 12 de março, e em homenagem a esta campanha, resolvemos publicar aqui na nossa pagina um artigo sobre o glaucoma.
O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Estudos demonstram que a pressão intra-ocular normal é entre 10 e 21,5 mmHg, mas sabemos que cada paciente responde diferente a mesmos níveis de pressão. Há pacientes que apresentam glaucoma com pressão baixa e outros com pressão alta. Portanto, cada paciente tem a sua pressão ideal, que deve ser definida por seu oftalmologista.
Para saber se você tem a doença, você deve consultar seu oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intra-ocular e exame de campo visual. Tonometria é o nome dado ao exame indolor que mede a pressão de dentro do olho. Paquimetria é a medida da espessura da córnea. É importante porque alterações em sua espessura, ou seja, mais grossa ou mais fina, falseiam o resultado da medida da pressão intra-ocular. O teste de sobrecarga hídrica é um exame no qual o paciente ingere grande quantidade de líquidos e, em seguida, mede-se a pressão dentro do olho para ver se a alteração é normal ou não. Outros exames como a Campimetria e a Papilografia também são necessários ano para o diagnostico quanto para o acompanhamento da doença.
O glaucoma deve ser prevenido desde o nascimento, especialmente em famílias de portadores de glaucoma. Outros fatores de risco são: idade acima 40 anos, raça negra, usuário crônico de colírios com corticóide, portadores de doenças sistêmicas, como diabetes, labirintite, surdez. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento. O tratamento ideal é aquele que melhor proporciona CONTROLE da doença, ou seja, ausência de progressão. Pode ser feito através de colírios, laser ou cirurgias. A grande maioria dos pacientes portadores de glaucoma obtêm bom controle da pressão dos olhos somente com o uso regular de colírios. Apenas alguns casos evoluem com necessidade de realização de cirurgia antiglaucomatosa.
As cirurgias para o glaucoma visam impedir a progressão da doença na tentativa de manter a visão, mas não a curam. A mais comum é a trabeculectomia, onde se abre um novo caminho para a drenagem de um líquido, chamado humor aquoso. É possível também a cirurgia a laser e o implante de drenagem. Existe também o implante de um dispositivo valvulado e a ciclodestruição.
O acompanhamento deve ser o mais individualizado possível e depende do paciente, da agressividade da doença e da fidelidade do paciente ao tratamento entre diversos outros fatores.
Para maiores informações, agende uma consulta com seu oftalmologista, e esclareça suas duvidas! O melhor tratamento ainda é a prevenção!
CUIDADOS NA INFÂNCIA
Papais e mamães, atenção total com a saúde visual e o comportamento das crianças na volta às aulas.
Sabemos que 80% dos estímulos recebidos pela criança se dão através dos olhos e problemas
oftalmológicos não tratados podem comprometer diretamente o rendimento escolar infantil. É necessário
fazer uma consulta ao oftalmologista desde pequeno e pelo menos uma vez por ano realizar os exames de
rotina antes do início das aulas.
Cerca de 20% das crianças em idade escolar precisam usar óculos de grau, entretanto 80% nunca fizeram exames. E embora 95% dos pais reconheçam que é importante que seus filhos façam um exame oftalmológico anual, menos da metade realmente coloca isso em prática.
O exame oftalmológico avalia o olho de forma geral, passando não somente por deficiências como astigmatismo, hipermetropia e miopia, mas também em relação a problemas da musculatura do olho que pode causar pequenos desvios. Por isso, é importantíssimo o cuidado com a visão infantil e ele inclui a ida com regularidade ao oftalmologista para que problemas possam ser detectados e evitados antes que venham a prejudicar o desenvolvimento escolar. O primeiro exame oftalmológico deve ser feito o quanto antes, de preferência ao nascimento ou nos primeiros três meses de vida, para que se possa detectar precocemente algum problema.
Como a visão se desenvolve progressivamente até os 12 anos, é primordial, durante esse período, que os pais redobrem a atenção para alguns sintomas como dificuldade de concentração, compreensão e atenção, queixas de visão dupla e embaçada, se apontam para as palavras enquanto lêem, se evitam tarefas de perto, se esfregam os olhos etc. Atenção aos sintomas: uma criança míope vai normalmente ter o habito de aproximar os objetos e se aproximar da televisão. Uma criança hipermetrope terá dificuldades de leitura e, provavelmente terá queixas de cansaço ocular e dor de cabeça ao fim do dia . Por isso, é importante observar a criança no seu dia a dia. Em alguns casos, onde o problema não é diagnosticado precocemente, pode surgir a ambliopia, que é o desenvolvimento insuficiente da visão de um dos olhos. Nesta situação, o olho de melhor visão se desenvolve, enquanto que o outro olho não consegue o mesmo.
O tratamento é feito através da oclusão do olho de melhor visão, através de um tampão, para que o olho mais “preguiçoso” seja forçado a se desenvolver e melhorar a sua acuidade visual. Uma vez diagnosticado o problema, o uso dos óculos permitirá um bom desenvolvimento da visão da criança.
Cerca de 20% das crianças em idade escolar precisam usar óculos de grau, entretanto 80% nunca fizeram exames. E embora 95% dos pais reconheçam que é importante que seus filhos façam um exame oftalmológico anual, menos da metade realmente coloca isso em prática.
O exame oftalmológico avalia o olho de forma geral, passando não somente por deficiências como astigmatismo, hipermetropia e miopia, mas também em relação a problemas da musculatura do olho que pode causar pequenos desvios. Por isso, é importantíssimo o cuidado com a visão infantil e ele inclui a ida com regularidade ao oftalmologista para que problemas possam ser detectados e evitados antes que venham a prejudicar o desenvolvimento escolar. O primeiro exame oftalmológico deve ser feito o quanto antes, de preferência ao nascimento ou nos primeiros três meses de vida, para que se possa detectar precocemente algum problema.
Como a visão se desenvolve progressivamente até os 12 anos, é primordial, durante esse período, que os pais redobrem a atenção para alguns sintomas como dificuldade de concentração, compreensão e atenção, queixas de visão dupla e embaçada, se apontam para as palavras enquanto lêem, se evitam tarefas de perto, se esfregam os olhos etc. Atenção aos sintomas: uma criança míope vai normalmente ter o habito de aproximar os objetos e se aproximar da televisão. Uma criança hipermetrope terá dificuldades de leitura e, provavelmente terá queixas de cansaço ocular e dor de cabeça ao fim do dia . Por isso, é importante observar a criança no seu dia a dia. Em alguns casos, onde o problema não é diagnosticado precocemente, pode surgir a ambliopia, que é o desenvolvimento insuficiente da visão de um dos olhos. Nesta situação, o olho de melhor visão se desenvolve, enquanto que o outro olho não consegue o mesmo.
O tratamento é feito através da oclusão do olho de melhor visão, através de um tampão, para que o olho mais “preguiçoso” seja forçado a se desenvolver e melhorar a sua acuidade visual. Uma vez diagnosticado o problema, o uso dos óculos permitirá um bom desenvolvimento da visão da criança.
domingo, 10 de agosto de 2014
Glaucoma e catarata vídeo
Confira na entrevista realizada num dos hospitais em que atendo informações sobre glaucoma e catarata para o público em geral:
http://youtu.be/QcQcZf-yrIE
http://youtu.be/QcQcZf-yrIE
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Transplante de córnea

Você já ouviu falar em transplante de córnea? E como acha que é? Ja viu algum vídeo instrutivo a respeito?Aqui copio uma parte de um site informativo que encontrei zappeando na net e achei muito bem feito:
- O que é a córnea?
A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do globo ocular ou seja na frente do olho. - Quando se indica o transplante de córnea?O transplante de córnea é indicado quando uma de suas características é perdida: transparência , curvatura ou regularidade.
- Quais são os problemas que acarretam a necessidade do transplante?
Cicatrizes pós trauma ou infecção (leucoma), edema de córnea (ceratopatia bolhosa), queimaduras químicas ou térmicas, ceratocone, distrofias. - Quais são os tipos de transplantes de córnea?
Os transplantes penetrantes são aqueles que substituem toda a espessura da córnea, enquanto os transplantes lamelares substituem apenas uma porção da córnea. - Qual o tipo de anestesia no transplante de córnea?Anestesia local ou anestesia geral.
- Quando se retiram os pontos?
Os pontos são retirados em duas situações: quando eles se soltam ou quando desejamos corrigir o astigmatismo que pode ocorrer com a cicatrização. - Onde retiramos os pontos?A remoção de pontos é feita no consultório com anestesia de colírio.
- Qual a porcentagem de sucesso de um transplante de córnea?
Depende da causa que motivou o transplante. O transplante de córnea apresenta alta porcentagem de sucesso nos casos não complicados e de bom prognóstico. - Posso ter rejeição?
Todo transplantado pode ter rejeição independente do tempo de cirurgia. A chance de rejeição diminui ou aumenta dependendo da causa que motivou o transplante. - Quais são os sinais e sintomas de rejeição?
Olho vermelho, baixa de visão súbita ou progressiva, fotofobia ou dor. - Perco o transplante se tiver rejeição?
Não, o importante é o diagnóstico precoce. O diagnóstico e o tratamento precoce pois assim é possível reverter em grande parte das vezes somente com tratamento medicamentoso. - Se perder o transplante posso repetir o transplante?
Quando não diagnosticamos a tempo ou não obtemos resultado com o tratamento existe a possibilidade de se realizar outro transplante após a rejeição. - Qual o cuidado pós-operatório?O paciente deverá usar comprimidos e colírios antibióticos e antiinflamatórios. Em casos especiais pode ser necessário anti-hipertensivo ocular. Deve-se evitar esforço físico, piscinas no período de cicatrização e dormir do lado contralateral ao olho operado. A recuperação visual é lenta e progressiva.
- O que se pode esperar de um transplante de córnea? Geralmente os resultados visuais após transplante de córnea são muito satisfatórios. A visão do paciente depende também da integridade de outras estruturas oculares. Após o transplante, pode levar meses para a visão atingir seu melhor potencial, porém após algumas semanas o paciente já poderá perceber alguma melhora.
- Quais os requisitos para o médico oftalmologista realizar transplante de córnea?
O médico oftalmologista deve ter especialização documentada em transplantes, ser cadastrado no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para qual pertence. - Todos os hospitais podem realizar transplante de córnea?
Os hospitais, assim como os médicos, devem ser cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para qual pertence. - O que é a lista de espera e como ela funciona?
A lista de espera é uma lista única (para uma região ou Estado), a fim de promover um acesso igualitário ao transplante para todos os pacientes. - Existem casos que possam ser priorizados na lista de espera?Existem critérios para permitir o acesso mais rápido ao transplante, como em crianças com problemas bilaterais, perfurações oculares, infecções graves intratáveis, rejeições recentes de transplantados.
- Quem controla a lista de espera?
O controle da lista de espera é realizado pelas centrais de transplante. As centrais de transplante dos diversos Estados estão integradas ao Sistema Nacional de Transplantes, o qual está submetido ao Ministério da Saúde. - Quanto tempo demora a espera por um transplante de córnea?
Isto é variável, pois depende do número de pacientes em espera. - De onde se originam as córneas usadas nos transplantes?
Estas córneas originam-se de pessoas que faleceram e que doaram as córneas para transplante. - Quem pode ser um doador de córnea?
Qualquer pessoa pode se oferecer para doar suas córneas. Mesmo assim, os familiares do doador sempre são consultados e precisam autorizar a doação. Por este motivo, caso você deseje doar suas córneas, comunique isto à sua família para que saibam de sua vontade. - Existe algum controle sobre a qualidade das córneas doadas?
Sim. Existe um controle rigoroso da qualidade das córneas doadas para transplante, a fim de evitar a transmissão de doenças infecciosas e para assegurar a boa qualidade do tecido doado. - Quem faz este controle de qualidade?
Este controle é feito pelos hospitais captadores e transplantadores das córneas, através de seus bancos de córneas, seguindo recomendações internacionais e em concordância com as normas do Sistema Nacional de Transplantes.

Conheça a campanha nacional de doação de córneas: http://youtu.be/0RHJphLSa4s
fonte: http://www.fernandomoro.com.br/
sábado, 26 de abril de 2014
O Olho Humano
O que é
O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. Encontrado em todos os animais vertebrados, ele é localizado em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas. Sua tarefa é converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos elétricos, que serão enviados ao cérebro. Todas as informações fornecidas por este órgão fotorreceptor têm um papel dominante para a interpretação do mundo pelo ser humano.
O poder de usar a informação visual não depende apenas de ver, mas também de compreender o que foi visto. A compreensão das informações visuais – reconhecimento de contornos, cores e da relação com outros objetos – depende da forma como as células sensíveis à luz da retina estão conectadas com o sistema nervoso. Portanto, a função dos olhos no ser humano vai além da forma como a imagem visual é convertida em mensagem, ou seja, ela abrange também o campo de interpretação desta mensagem.
O olho é um órgão fotorreceptor e um conversor de energia luminosa em energia elétrica, ou impulsos nervosos, além de ser um eficiente transportador destes impulsos para o cérebro. Para desempenhar todas essas funções, ele conta com um complexo mecanismo constituído por várias camadas de tecidos especializados.
São músculos, nervos, veias sanguíneas e lente que se ligam para permitir a rotação do globo ocular e a focalização das imagens. O nervo óptico, por sua vez, faz a conexão entre o globo ocular e o sistema nervoso central.
O interior do olho é preenchido por um fluido que, juntamente com a camada de tecido externa, mantém a forma arredondada, protegendo o olho contra forças mecânicas exteriores. Da mesma forma, uma membrana mais externa ainda, denominada de conjuntiva, recobre a superfície interior das pálpebras e a superfície anterior do globo ocular. Ela produz muco para lubrificação do olho, evitando o ressecamento.
As três camadas de tecido que constituem o globo ocular, ou túnicas, são: fibrosa (externa), vascular (intermédia) e nervosa (interna). A primeira é composta pela esclera e a córnea. A esclera dá forma e proteção ao olho, além de sustentação para os músculos que o movimentam. Ela é a membrana branca e opaca encontrada na maior parte de sua superfície. A parte restante e frontal do globo é recoberta pela córnea, membrana transparente que atua como uma lente convergente.
Coróide, corpo ciliar, íris e cristalino (lente) são encontrados na túnica vascular. Estes elementos estão relacionados, respectivamente, com a nutrição e proteção do olho, sustentação e mudança da espessura do cristalino e bloqueio do excesso de luz que poderia queimar a retina. A retina é a túnica nervosa, propriamente dita. Está repleta de fotorreceptores – cones e bastonetes – para a percepção visual, além de células bipolares e ganglionares para a transmissão dos impulsos visuais para o nervo óptico.
Funcionamento
A córnea permite a passagem de ondas de luz para o interior do globo ocular. Mas, nem toda a luz atinge a área posterior do olho, revestida pela retina. Isto porque, a íris – um músculo contrátil opaco e pigmentado em sua superfície – regula a quantidade de luz adequada que poderá penetrar no olho. Este músculo, que dá a cor aos nossos olhos, opera como um diafragma ao aumentar ou diminuir uma abertura em seu centro, a pupila. O recurso evita que uma quantidade excessiva de luz possa queimar a retina.
Imediatamente atrás da íris, o cristalino toma a espessura adequada para focar o feixe de luz na retina, conforme constrição ou relaxamento do corpo ciliar ligado a ele. O feixe de luz chega à retina invertido, como a imagem de um espelho, e de ponta-cabeça devido à refração da luz pelo cristalino.
A retina é como um filme fotográfico. Ela contém células receptoras pigmentadas – cones e bastonetes – que convertem a luz em pulsos elétricos. Outras células da retina, bipolares e ganglionares fazem a coleta destes pulsos. Os impulsos de várias células receptoras são coletados por uma única célula ganglionar. Esta convergência aumenta a intensidade de luz, ou seja, uma luz fraca estimulando mil bastonetes produz um estímulo fortíssimo.
Os impulsos intensificados são levados pelo nervo óptico ao cérebro. Olhos e cérebro trabalham em conjunto para transformar ondas de luz em sensações que conhecemos por visão.
Curiosidades
É preciso que 11 bastonetes sejam excitados, cada um por um único fóton, para produzir a sensação de luz. Um estímulo muito fraco de luz não afeta a sensibilidade da célula receptora que o recebe. Mas, estímulos muito fracos apresentados várias vezes em sucessão rápida causam a sensação de luz. Isto significa que a intensidade de luz é multiplicada pelo número de vezes de exposição. É por esta razão que passamos a ver na penumbra depois de algum tempo.
Nem sempre as células nervosas da retina são excitadas pela descarga de outras. A descarga pode também inibir a outra célula. E é este o fenômeno que produz alguns efeitos de óptica. Por exemplo, o fenômeno de contraste de cor: se uma luz azul é projetada em uma grande tela branca, a tela parecerá amarela. Isto acontece, porque o estímulo de luz azul caindo na área central da retina causa a inibição da sensibilidade para o azul na área periférica. Então, a tela branca de fundo aparecerá como tendo perdido a luz azul – branco menos azul é uma mistura de vermelho e verde e, portanto, a tela aparece na cor amarela.
Fonte: http://saude.ig.com.br/olhos/
Fonte: http://saude.ig.com.br/olhos/
sexta-feira, 14 de março de 2014
Relação médico paciente
Hoje estava cansada. Sexta-feira de uma semana pesada, trabalhando três turnos por dia quase até ontem. Viajei 80 km para atender e operar pacientes do SUS, num hospital oftalmológico da capital. Quando terminei o exame do segundo olho operado da paciente, ela me perguntou:"ta bom?" Eu disse que estava, e que queria vê-la novamente dali há alguns dias. Ela então soltou logo: posso voltar pra casa?" Ela mora noutro estado, há uns 800km de onde estávamos. Obviamente, ela não queria retornar tão cedo. Perguntei o que ela faria em casa, temendo que fizesse algum esforço físico extra que pudesse prejudicar a cirurgia. Ela disse, "olha doutora, eu tenho as minhas coisas, minhas galinha, minhas prantação..." E logo emendou: " o outro olho já ta bom, já to enxergando bem!" E abriu um sorriso largo com seus poucos dentes escuros a mostra. Negociamos eu, ela, a filha, e combinamos o retorno num prazo plausível para todos. Saiu satisfeita, me abraçou, desejou tudo de bom, e saiu faceira da vida de volta pra sua casinha. São momentos como esse que fazem a gente passar por cima do cansaço e querer mais. A troca de energia é muito boa e muito grande.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
Paralisia Facial
Hoje atendi um caso de um rapaz de 19 anos com queixa de sensação de corpo estranho em olho esquerdo ha 4 dias. Ele trabalha colocando calhas de chuva, então pensou que algo havia caído em seu olho. Logo na inspeção podia se detectar uma assimetria na expressão e mímica facial. Solicitei que fizesse alguns movimentos, e então percebi que se tratava de uma Paralisia Facial. Ao exame oftalmológico, encontrava se ceratite em olho esquerdo, causada por excessiva exposição corneana secundária ao déficit em fechar o olho. Mais nenhuma alteração. Sobre Paralisia Facial, recomendo a leitura deste post:
http://www.leandroteles.com.br/artigos/outras-doencas/paralisia-facial-periferica/
Em relação ao cuidado com o olho afetado neste caso, prescrevem se colírios lubrificantes e oclusão olho a noite. E encaminhamento ao neurologista para investigar a causa do problema.
http://www.leandroteles.com.br/artigos/outras-doencas/paralisia-facial-periferica/
Em relação ao cuidado com o olho afetado neste caso, prescrevem se colírios lubrificantes e oclusão olho a noite. E encaminhamento ao neurologista para investigar a causa do problema.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Glaucoma-2
Hoje atendi uma paciente de 40 anos de idade. Ela é costureira, e veio para a primeira consulta oftalmológica de sua vida porque não consegue mais enfiar a linha na agulha. Ao fazer sua fundoscopia, acabei encontrando uma escavação anormal em seus nervos ópticos. Nesse caso, a primeira doença ocular a ser descartada é o Glaucoma. Após esclarecer sobre as suspeitas diagnósticas e os exames necessários, ela questionou a relação entre dor ocular e glaucoma. Essa é uma dúvida muito comum no consultório, por isso resolvi escrever hoje sobre o Glaucoma.
Segunda principal causa de cegueira no mundo (segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS), o glaucoma é uma doença multifatorial complexa. Envolve a regulação entre a circulação arterial sistêmica, a circulação ocular e a drenagem do líquido intraocular. É uma doença na maioria dos casos INDOLOR, assintomática, levando, por isso, algumas pessoas à cegueira. O glaucoma só é detectado após um exame oftalmológico cuidadoso, no qual é, inclusive, medida a pressão intraocular. Em alguns casos, são necessários exames complementares para fecharmos o diagnóstico. O tratamento clínico, feito com colírios que baixem a pressão intraocular é o inicial, e deve ser mantido sempre que possível. Existem alguns métodos cirúrgicos para o tratamento do glaucoma, mas eles só costumam ser utilizados quando o controle da doença via medicação se mostra pouco eficaz. Em geral, as cirurgias são deixadas como último recurso por conta do risco que elas podem implicar.
A maioria dos casos de glaucoma evoluem bem com o tratamento e acompanhamento médico constante. Apenas casos em que o diagnóstico é feito muito tardiamente têm um prognóstico mais reservado. É importante sabermos informar se existe algum familiar que ja teve ou tem glaucoma, pois essa informação influi no diagnóstico e prognóstico da doença.
Segunda principal causa de cegueira no mundo (segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS), o glaucoma é uma doença multifatorial complexa. Envolve a regulação entre a circulação arterial sistêmica, a circulação ocular e a drenagem do líquido intraocular. É uma doença na maioria dos casos INDOLOR, assintomática, levando, por isso, algumas pessoas à cegueira. O glaucoma só é detectado após um exame oftalmológico cuidadoso, no qual é, inclusive, medida a pressão intraocular. Em alguns casos, são necessários exames complementares para fecharmos o diagnóstico. O tratamento clínico, feito com colírios que baixem a pressão intraocular é o inicial, e deve ser mantido sempre que possível. Existem alguns métodos cirúrgicos para o tratamento do glaucoma, mas eles só costumam ser utilizados quando o controle da doença via medicação se mostra pouco eficaz. Em geral, as cirurgias são deixadas como último recurso por conta do risco que elas podem implicar.
A maioria dos casos de glaucoma evoluem bem com o tratamento e acompanhamento médico constante. Apenas casos em que o diagnóstico é feito muito tardiamente têm um prognóstico mais reservado. É importante sabermos informar se existe algum familiar que ja teve ou tem glaucoma, pois essa informação influi no diagnóstico e prognóstico da doença.
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
UVEÍTE
Uveíte é o termo dado para qualquer inflamação na ÙVEA, a parte nutridora do olho, que se constitui na episclera, iris, coróide e corpo ciliar. A episclera é uma fina membrana vascular que recobre a esclera, a parte branca do olho. A íris é a parte colorida do olho, aquela que em uns é marrom, em outros é azul, verde, e que se pode maquiar de outra cor com lentes de contato. A coróide é uma camada vascular que fica abaixo da retina, e faz a circulação de nutrientes para dentro e residuos para fora do olho. O corpo ciliar fica logo atras da iris, ele age como filtro e como um "musculo interno" do olho... complexo, não??
É...o olho é pequeno mas cheio de detalhes! Isso é fascinante!
Hoje atendi uma paciente que esta tratando uma uveite por TOXOPLASMOSE, uma das uveites mais comuns aqui no Brasil. Conhecida popularmente como a doença do gato, na verdade, o coitado do gato pouco tem a ver com isso, visto que ja foi comprovada a transmissão pela água contaminada, folhas mal lavadas e por carne mal cozida. Dificil sabermos quando foi que a pessoa contraiu a doença. Os sintomas mais comuns são DOR, FOTOFOBIA, OLHO VERMELHO E EMBAÇAMENTO VISUAL.
Não tem secreção nem coceira na maioria das vezes. Ocorre inflamação intensa intraocular, podendo acometer todas as partes do olho, da cornéa até a retina. Normalmente se apresenta com uma lesão retiniana visivel no mapeamento de retina.
O médico solicitará exames de sangue para investigar a causa da uveíte, que deverão ser feitos com a máxima brevidade.
O tratamentoda maioria das uveítes é feito com colirios e comprimidos, além de acompanhamento periódico, que deve durar de 4 a 8 semanas para melhora do quadro.
Por isso, o mais importante de você aprender de tudo isso é: não tome água suja, lave bem suas mãos e sua salada no momento do preparo, só compre carne de açougues que tenham fiscalização sanitária periódica e cozinhe bem a carne antes de comer.
E a qualquer sinal de PERDA VISUAL com olho vermelho acontecendo em poucos dias, procure imediatamente um oftalmologista. Quanto antes iniciarmos o tratamento, mais rápida será a remissão da doença e menores serão as seqüelas deixadas por ela no olho.
É...o olho é pequeno mas cheio de detalhes! Isso é fascinante!
Hoje atendi uma paciente que esta tratando uma uveite por TOXOPLASMOSE, uma das uveites mais comuns aqui no Brasil. Conhecida popularmente como a doença do gato, na verdade, o coitado do gato pouco tem a ver com isso, visto que ja foi comprovada a transmissão pela água contaminada, folhas mal lavadas e por carne mal cozida. Dificil sabermos quando foi que a pessoa contraiu a doença. Os sintomas mais comuns são DOR, FOTOFOBIA, OLHO VERMELHO E EMBAÇAMENTO VISUAL.
Não tem secreção nem coceira na maioria das vezes. Ocorre inflamação intensa intraocular, podendo acometer todas as partes do olho, da cornéa até a retina. Normalmente se apresenta com uma lesão retiniana visivel no mapeamento de retina.
O médico solicitará exames de sangue para investigar a causa da uveíte, que deverão ser feitos com a máxima brevidade.
O tratamentoda maioria das uveítes é feito com colirios e comprimidos, além de acompanhamento periódico, que deve durar de 4 a 8 semanas para melhora do quadro.
Por isso, o mais importante de você aprender de tudo isso é: não tome água suja, lave bem suas mãos e sua salada no momento do preparo, só compre carne de açougues que tenham fiscalização sanitária periódica e cozinhe bem a carne antes de comer.
E a qualquer sinal de PERDA VISUAL com olho vermelho acontecendo em poucos dias, procure imediatamente um oftalmologista. Quanto antes iniciarmos o tratamento, mais rápida será a remissão da doença e menores serão as seqüelas deixadas por ela no olho.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Trazendo informações sobre o funcionamento dos planos de saúde
OS CONVENIOS
Olá, bom dia! Hoje, como sempre, venho discorrer sobre um tema que interessa a todos. PARTICULARMENTE, aos usuarios de planos de saúde.
Antigamente, vivia - se uma época em que a medicina era uma arte. Tanto pela escassez de metodos diagnosticos, terapeuticos e conhecimento, quanto pela dificuldade de deslocamento de um local ao outro. Haviam poucos médicos. Não haviam especialistas, o médico era " da familia", ou seja, tratava a todos, do bebe ao avo, com a melhor boa vontade do mundo, mas nem sempre com sucesso, mas sempre recebendo carinho e respeito de seus pacientes, alem de fidelidade e valorizacao. Nao haviam convenios. Com a era da industrializacao, veio a necessidade de atendimento em massa dos trabalhadores sem recursos para atendimento medico, e que, caso adoecessem, faltavam ao trabalho, dando prejuizo as industrias. Essa necessidade criou a ideia de uma solucao para as massas trabalhadoras, e daí surgiu o PLANO DE SAÚDE. Inicialmente, eram poucos. Hoje em dia, se multiplicaram, criando nichos populacionais e diferenciando cada camada da sociedade. O que acontece com alguns usuários( assim que são intituladas as pessoas no plano de saúde), nos tempos atuais, é a falta de informação total sobre critérios de autorização de exames, consultas, cirurgias, procedimentos, próteses, enfim... Dos planos de saúde. Cada um deles, e o mais difícil, cada acordo peculiar feito entre o plano e a sua empresa, ou familia contratante, estabelece normas que não podem ser desrespeitadas, sob o risco da GLOSA, ou seja, do NÃO PAGAMENTO da consulta, ou exame, ou cirurgia, para o hospital ou clinica que realizou o procedimento. Baseado nisso, as clinicas e hospitais ficaram de certo modo impedidas de prestar todo tipo de atendimento ao público, visto que, muitas vezes, por razões diversas, os convênios não autorizam o paciente a ter sua solicitação aceita no mesmo momento. Isso acontece por causa do horario, pois tem planos de saude que nao autorizam consultas eletivas fora do horario comercial, por causa do local, se voce tem um plano nacional e esta fora da cidade de origem, por falta de cota, pois alguns convenios liberam um certo numero de exames por mes ao estabelecimento de saude, por falta de laudo, alguns convênios querem saber antes de autorizar o motivo de seu medico ter solicitado algum exame, enfim. O que as pessoas
devem procurar fazer, é se informarem bem de seus direitos com o convenio e como proceder quando o convenio nao autoriza determinada solicitaçao. Nem o Médico nem a Clínica devem ser responsabilizados por normas que foram os convênios que estabeleceram. O médico e a clínica querem atender a maior parte da populaçao, por isso se filiam aos convenios. Mas para ser filiado,
eles devem submeter - se às normas dos convênios. E o "usuário" também. Lembre-se disso, antes de pensar que é a clinica que não quer lhe atender, que a secretaria ou o médico estão com má vontade... Se ambos estão trabalhando após o horário comercial, (e lembre-se que isso não significa que eles tiveram um turno livre durante o dia), é porque estão ali para atender a todos que procuram o serviço, agindo de forma correta com o plano de saúde, caso o paciente possua um e queira consultar por ele.
Disciplina é liberdade! Como diria Renato Russo...
Olá, bom dia! Hoje, como sempre, venho discorrer sobre um tema que interessa a todos. PARTICULARMENTE, aos usuarios de planos de saúde.
Antigamente, vivia - se uma época em que a medicina era uma arte. Tanto pela escassez de metodos diagnosticos, terapeuticos e conhecimento, quanto pela dificuldade de deslocamento de um local ao outro. Haviam poucos médicos. Não haviam especialistas, o médico era " da familia", ou seja, tratava a todos, do bebe ao avo, com a melhor boa vontade do mundo, mas nem sempre com sucesso, mas sempre recebendo carinho e respeito de seus pacientes, alem de fidelidade e valorizacao. Nao haviam convenios. Com a era da industrializacao, veio a necessidade de atendimento em massa dos trabalhadores sem recursos para atendimento medico, e que, caso adoecessem, faltavam ao trabalho, dando prejuizo as industrias. Essa necessidade criou a ideia de uma solucao para as massas trabalhadoras, e daí surgiu o PLANO DE SAÚDE. Inicialmente, eram poucos. Hoje em dia, se multiplicaram, criando nichos populacionais e diferenciando cada camada da sociedade. O que acontece com alguns usuários( assim que são intituladas as pessoas no plano de saúde), nos tempos atuais, é a falta de informação total sobre critérios de autorização de exames, consultas, cirurgias, procedimentos, próteses, enfim... Dos planos de saúde. Cada um deles, e o mais difícil, cada acordo peculiar feito entre o plano e a sua empresa, ou familia contratante, estabelece normas que não podem ser desrespeitadas, sob o risco da GLOSA, ou seja, do NÃO PAGAMENTO da consulta, ou exame, ou cirurgia, para o hospital ou clinica que realizou o procedimento. Baseado nisso, as clinicas e hospitais ficaram de certo modo impedidas de prestar todo tipo de atendimento ao público, visto que, muitas vezes, por razões diversas, os convênios não autorizam o paciente a ter sua solicitação aceita no mesmo momento. Isso acontece por causa do horario, pois tem planos de saude que nao autorizam consultas eletivas fora do horario comercial, por causa do local, se voce tem um plano nacional e esta fora da cidade de origem, por falta de cota, pois alguns convenios liberam um certo numero de exames por mes ao estabelecimento de saude, por falta de laudo, alguns convênios querem saber antes de autorizar o motivo de seu medico ter solicitado algum exame, enfim. O que as pessoas
devem procurar fazer, é se informarem bem de seus direitos com o convenio e como proceder quando o convenio nao autoriza determinada solicitaçao. Nem o Médico nem a Clínica devem ser responsabilizados por normas que foram os convênios que estabeleceram. O médico e a clínica querem atender a maior parte da populaçao, por isso se filiam aos convenios. Mas para ser filiado,
eles devem submeter - se às normas dos convênios. E o "usuário" também. Lembre-se disso, antes de pensar que é a clinica que não quer lhe atender, que a secretaria ou o médico estão com má vontade... Se ambos estão trabalhando após o horário comercial, (e lembre-se que isso não significa que eles tiveram um turno livre durante o dia), é porque estão ali para atender a todos que procuram o serviço, agindo de forma correta com o plano de saúde, caso o paciente possua um e queira consultar por ele.
Disciplina é liberdade! Como diria Renato Russo...
terça-feira, 15 de outubro de 2013
GLAUCOMA NEOVASCULAR
O glaucoma neovascular (GNV) é um glaucoma secundário que pode causar perda completa de visão. O diagnóstico precoce é essencial, assim como o tratamento da pressão intraocular elevada e da causa subjacente. É muitas vezes causada por uma retinopatia diabética, oclusão da veia central da retina, doença oclusiva da carótida ou uveíte anterior.
Numerosas doenças que originam isquemia retiniana e a subsequente libertação do fator de crescimento do endotélio vascular, que difunde no segmento anterior, causam o crescimento de novos vasos sanguíneos, inicialmente na margem da pupila e mais tarde ao longo da íris através do ângulo camerular. Esta situação leva à formação de membranas fibrovasculares que obstruem a malha trabecular, provocando um glaucoma secundário.
Muitas vezes recebemos pacientes com doença diabética retiniana evoluída e glaucoma concomitante, sem estarem nas fases terminais do glaucoma neovascular, por isso a importancia do exame minucioso da iris e angulo camerular, alem da avaliação papilar.
O controle do diabetes e o tratamento da retinopatia entram no conjunto do tratamento do glaucoma neovascular.
Apos estabilização. podemos pensar em cirurgias de catarata, filtrantes ou ciclofotocoagulação para controle da pressão intraocular, além do tratamento com colírios.
Casos dificeis são os de glaucoma neovascular que se apresentam. Mas vamos tratar, com fé!
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Ceratocone e lentes esclerais
A partir deste ano, os pacientes que sofrem com problemas na córnea, como o ceratocone, terão as possibilidades de tratamento ampliadas. As lentes esclerais - tecnologia até então exclusiva dos Estados Unidos - passarão a ser produzidas em Belo Horizonte. A fábrica mineira MediPhacos licenciou a produção e fará a distribuição do produto para todo o país e exterior. Sabe-se que 50% dos pacientes que estão na fila do transplantes de córneas em Minas Gerais possuem o ceratocone. Estima-se também que cerca de 5.000 pacientes estarão adaptados às lentes em 2012, com previsão de dobrar este numero anualmente até 2015. Pioneiro no uso das lentes esclerais em Belo Horizonte, o oftalmologista Leonardo Gontijo, diretor da Oftalmológica Laser e assistente da Clinica de Olhos da Santa Casa de BH no setor de Córnea, Lentes de Contato e Cirurgia Refrativa, explica que as lentes podem corrigir diversos problemas da córnea, entre eles o ceratocone. “Na nossa experiência brasileira de mais ou menos um ano e meio, pudemos observar que a lente é especialmente boa não só para casos graves e moderados de ceratocone, como também para os de degeneração pelúcida e para casos de olhos com irregularidades corneanas pós-transplantes de córnea”, explica o Gontijo. Andréa Aguiar, 38 anos, optou pelo uso das lentes esclerais depois de ter tentado outros tratamentos e não ter conseguido se adaptar ao outros modelos de lentes. “Com as lentes esclerais foi totalmente diferente. Nem sinto que estou com elas. Coloco quando acordo e só vou retirá-las à noite”, diz Andréa. De acordo com Gontijo, as lentes esclerais não geram qualquer incômodo, dando a sensação ao usuário de lentes de contato gelatinosa. “Seu diâmetro é grande e se apoia sobre a parte branca mais externa à córnea, chamada esclera, o que dá a sensação de conforto. Essas lentes dificilmente saem dos olhos ou permitem que ciscos adentrem e incomodem como nas lentes rígidas comuns”, ressalta. Pesquisa Em pesquisa nos Estados Unidos, observou-se que mais de 90% dos usuários deste tipo de lente se mostraram satisfeitos tendo, portanto, obtido uma solução para seu problema visual sem necessidade de se submeterem ao transplante de córnea ou Anel de Ferrara. “Se houver uma boa adaptação, o paciente não necessitará do transplante de córnea”, destaca o oftalmologista. Para o médico, essas lentes vão se tornar, com o tempo, um padrão de tratamento até que alguma outra técnica possa superá-la. Mas, para Andréa, voltar a enxergar bem já mudou completamente a sua vida. “Hoje sou outra pessoa. Até a minha auto-estima melhorou. Sinto que estou praticamente curada do ceratocone”, fala com entusiasmo. Fonte: Jornow A lente escleral, existe a algum tempo e produzida aqui no brasil, particularmente encontrei uma empresa no rio Grande do sul. o site é ultralentes.com.br. Ta ai mais uma dia importante para pessoas que sofrem com ectasias.
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
O QUE É UM " RETORNO DE CONSULTA"?
Essa semana me deparei com um paciente em duvida na recepção: "consultei ha um mês para fazer revisão anual, e hoje meu olho amanheceu vermelho. A minha consulta é um retorno ou uma consulta nova?"
Por isso, hoje o tema será este: o retorno. Uma das coisas que determina nítidamente o tipo de consulta é o seu plano de saúde. Ele da todas as diretrizes para você e para as clinicas e consultorios sobre ate quando vale a senha da consulta, e a partir de quantos dias se deve passar novo codigo de consulta. Portanto, é com o plano que voce deve se informar primeiro, antes de se dirigir ao consultório. Alguns planos dão 15 dias para retorno, outros dão 21, e assim por diante. Quando a consulta é particular, em geral as clinicas dão retorno de 30 dias, mas isso não é uma regra.Não existe legislação especifica sobre isso no Codigo de Defesa do Consumidor, considerando que a consulta seria um produto oferecido pelo plano de saúde.
Existe um norte que permeia e orienta esse tempo de retorno que é o bom senso, por exemplo, após uma cirurgia, o paciente retornara algumas vezes ate o processo pós operatorio imediato terminar. A partir de então, são novas consultas. Existem cirurgias em que o acompanhamento é longo, como as plasticas e os transplantes. Nesses casos, o médico combinará com o paciente o período pós operatorio imediato, para na proxima consulta, o paciente trazer guia nova do convenio, quando necessário. E se voce consultou ha 30 dias por um motivo e agora está com outra coisa, é óbvio que você não está em um "retorno". Valorize o profissional que lhe atende, que você receberá o valor e carinho de volta, que você merece!
Por isso, hoje o tema será este: o retorno. Uma das coisas que determina nítidamente o tipo de consulta é o seu plano de saúde. Ele da todas as diretrizes para você e para as clinicas e consultorios sobre ate quando vale a senha da consulta, e a partir de quantos dias se deve passar novo codigo de consulta. Portanto, é com o plano que voce deve se informar primeiro, antes de se dirigir ao consultório. Alguns planos dão 15 dias para retorno, outros dão 21, e assim por diante. Quando a consulta é particular, em geral as clinicas dão retorno de 30 dias, mas isso não é uma regra.Não existe legislação especifica sobre isso no Codigo de Defesa do Consumidor, considerando que a consulta seria um produto oferecido pelo plano de saúde.
Existe um norte que permeia e orienta esse tempo de retorno que é o bom senso, por exemplo, após uma cirurgia, o paciente retornara algumas vezes ate o processo pós operatorio imediato terminar. A partir de então, são novas consultas. Existem cirurgias em que o acompanhamento é longo, como as plasticas e os transplantes. Nesses casos, o médico combinará com o paciente o período pós operatorio imediato, para na proxima consulta, o paciente trazer guia nova do convenio, quando necessário. E se voce consultou ha 30 dias por um motivo e agora está com outra coisa, é óbvio que você não está em um "retorno". Valorize o profissional que lhe atende, que você receberá o valor e carinho de volta, que você merece!
quinta-feira, 25 de julho de 2013
CIRURGIA REFRATIVA
A Cirurgia Refrativa, mais conhecida como " cirurgia da miopia", É O SONHO DE CONSUMO DE MUITAS PESSOAS HOJE EM DIA, SEM LIMITES DE IDADE OU SEXO.
O que as pessoas não sabem, é que é uma cirurgia com limitações de indicação, ou seja, apenas alguns casos tem boa indicação e resultados "brilhantes" com a cirurgia. Se voce imagina que ira operar e ficar com ZERO GRAU de óculos, com a visao perfeitissima como se tivesse nascido sem grau, saiba que estes casos são rarissimos no mundo.
A melhor indicação para cirurgia a laser, o LASIK ou o PRK, são os casos de miopia acima de 2 graus sem astigmatismo ou com pequeno astigmatismo ( ate 2,50). Casos de hipermetropia tem boa indicação para ate 3 graus, tambem com pouco astigmatismo, e pacientes acima de 40 anos devem ter uma analise mais cuidadosa porque ja apresentam a PRESBIOPIA, a chamada vista cansada, nesta idade, fato que tambem importa muito no resultado almejado da cirurgia a laser. É importante observar tambem que a idade minima para realizar a cirurgia são 21 anos, e o grau dos óculos deve estar ESTÁVEL por, pelo menos, dois anos consecutivos. Se seu caso se encaixa nesses pre requisitos, você pode sim pensar na possibilidade da cirurgia e procurar seu médico oftalmologista para avaliar o caso. Ele irá pedir alguns exames necessários para saber se seu olho tem condiçoes de se submeter a cirurgia, e, se todos os exames estiverem normais, voce poderá realiza-la. Cuidado com promessas milagrosas e hospitais/clinicas que operam cirurgia refrativa em grande volume. Não deixe de conversar com alguns pacientes da clinica que ja operaram e peça um depoimento deles sobre o resultado obtido.
O que as pessoas não sabem, é que é uma cirurgia com limitações de indicação, ou seja, apenas alguns casos tem boa indicação e resultados "brilhantes" com a cirurgia. Se voce imagina que ira operar e ficar com ZERO GRAU de óculos, com a visao perfeitissima como se tivesse nascido sem grau, saiba que estes casos são rarissimos no mundo.
A melhor indicação para cirurgia a laser, o LASIK ou o PRK, são os casos de miopia acima de 2 graus sem astigmatismo ou com pequeno astigmatismo ( ate 2,50). Casos de hipermetropia tem boa indicação para ate 3 graus, tambem com pouco astigmatismo, e pacientes acima de 40 anos devem ter uma analise mais cuidadosa porque ja apresentam a PRESBIOPIA, a chamada vista cansada, nesta idade, fato que tambem importa muito no resultado almejado da cirurgia a laser. É importante observar tambem que a idade minima para realizar a cirurgia são 21 anos, e o grau dos óculos deve estar ESTÁVEL por, pelo menos, dois anos consecutivos. Se seu caso se encaixa nesses pre requisitos, você pode sim pensar na possibilidade da cirurgia e procurar seu médico oftalmologista para avaliar o caso. Ele irá pedir alguns exames necessários para saber se seu olho tem condiçoes de se submeter a cirurgia, e, se todos os exames estiverem normais, voce poderá realiza-la. Cuidado com promessas milagrosas e hospitais/clinicas que operam cirurgia refrativa em grande volume. Não deixe de conversar com alguns pacientes da clinica que ja operaram e peça um depoimento deles sobre o resultado obtido.
sábado, 20 de julho de 2013
DMRI
Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
Ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura.
Diversos fatores podem estar associados ou serem creditados como favorecedores ao aparecimento da degeneração macular. Pele clara e olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras são fatores que correspondem à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade.
Em 90% dos pacientes acometidos é observada a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa. Os 10% restantes apresentam a forma exsudativa (caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina (Membrana Neovascular Subretiniana). A forma exsudativa é a principal responsável pela devastadora perda visual central referida à degeneração macular.²
A prevenção e o tratamento da DMRI são realizados por meio de vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção à DMRI. Como já mencionado, o tabagismo aumenta a incidência da Degeneração Macular, portanto deve ser evitado.
Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença.
Em alguns casos é necessário a fotocoagulação por laser.
quinta-feira, 18 de julho de 2013
GLAUCOMA - 1
O glaucoma e considerado uma das principais causas de cegueira no mundo, e a principal causa disso é por ele ser uma doença na maior parte das vezes silenciosa, ou seja, sem sintomas. Fatores de risco são: ter um familiar com glaucoma, ser mulher, ser da raça negra, ter enxaqueca, desmaios, labirintite, pressão baixa... procure um oftalmologista para investigar e descartar essa doença. Ela esta associada a uma ma circulacao na cabeça do nervo óptico, o que leva a isquemia e perda de fibras nervosas e ,com isso, perda de visão periférica. O glaucoma não causa dor, nem olho vermelho ou visão embaçada, na maior parte dos casos. Somente um tipo de glaucoma, o de angulo estreito, que e raro, causa tais sintomas.
O diagnóstico de glaucoma baseia-se em alguns exames, que nem sempre nos levam ao diagnóstico de imediato. Em caso de suspeita, você sera acompanhado regularmente e repetirá os exames em intervalos de tempo. Caso a doença seja confirmada, o primeiro tratamento de escolha são os colírios. Poucos casos evoluem para cirurgia.
Não se esqueça que a maior cura é a prevenção!
Cuide de sua saúde, e conte conosco para te ajudar nisso!
O diagnóstico de glaucoma baseia-se em alguns exames, que nem sempre nos levam ao diagnóstico de imediato. Em caso de suspeita, você sera acompanhado regularmente e repetirá os exames em intervalos de tempo. Caso a doença seja confirmada, o primeiro tratamento de escolha são os colírios. Poucos casos evoluem para cirurgia.
Não se esqueça que a maior cura é a prevenção!
Cuide de sua saúde, e conte conosco para te ajudar nisso!
quarta-feira, 17 de julho de 2013
COCEIRA NOS OLHOS
Em geral, coceira, prurido, comichão nos olhos, é sinal de ALERGIA. é importante diferenciar coceira de ardência, dor, vermelhidão, inchaço, ou sensação de peso nos olhos, entre outros sintomas, para auxiliar seu oftalmologista no raciocínio diagnóstico de sua alteração ocular.
A alergia ocular nunca vem isolada, em geral ela se acompanha por outras manifestações alérgicas no organismo, como rinites ou alergias de pele. Sempre é importante relatar ao seu médico episódios anteriores de asma, bronquite, espirros, coceiras na pele e indigestões com certos alimentos, alem de problemas com picadas de insetos.
A alergia ocular pode ser isolada ou combinada a conjuntivites infecciosas, pode ser sazonal (aparece todo ano na mesma época), associada com uso de maquiagem ou lentes de contato, enfim... Temos varias classificações para " conjuntivite alérgica", e o tratamento vai variar individualmente com cada uma.
Medidas de controle de alergenos, como evitar tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia, alem de animais de estimação. Devemos evitar juntar poeira em casa, trocar com freqüência toalhas e roupas de cama, ventilar muito bem a casa, entre outras coisas.
Muitas vezes é necessária a participação de dois ou mais especialistas, além do oftalmologista, para tratar de um caso de alergia. O otorrinolaringologista, dermatologista e o medico alergologista podem ser convocados para avaliarem conjuntamente um caso de alergia ocular.
O bom médico oftalmologista trata o ser humano como um todo, e busca seu bem estar global.
Em caso de coceira, evite coçar, faça compressas frias e... Procure seu oftalmologista!
A alergia ocular nunca vem isolada, em geral ela se acompanha por outras manifestações alérgicas no organismo, como rinites ou alergias de pele. Sempre é importante relatar ao seu médico episódios anteriores de asma, bronquite, espirros, coceiras na pele e indigestões com certos alimentos, alem de problemas com picadas de insetos.
A alergia ocular pode ser isolada ou combinada a conjuntivites infecciosas, pode ser sazonal (aparece todo ano na mesma época), associada com uso de maquiagem ou lentes de contato, enfim... Temos varias classificações para " conjuntivite alérgica", e o tratamento vai variar individualmente com cada uma.
Medidas de controle de alergenos, como evitar tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia, alem de animais de estimação. Devemos evitar juntar poeira em casa, trocar com freqüência toalhas e roupas de cama, ventilar muito bem a casa, entre outras coisas.
Muitas vezes é necessária a participação de dois ou mais especialistas, além do oftalmologista, para tratar de um caso de alergia. O otorrinolaringologista, dermatologista e o medico alergologista podem ser convocados para avaliarem conjuntamente um caso de alergia ocular.
O bom médico oftalmologista trata o ser humano como um todo, e busca seu bem estar global.
Em caso de coceira, evite coçar, faça compressas frias e... Procure seu oftalmologista!
terça-feira, 16 de julho de 2013
OLHO VERMELHO DURANTE A SEMANA
Acordar com os olhos congestos é normal.Quando os olhos permanecem vermelhos constantemente por dias consecutivos, algo anormal esta presente; o diagnóstico diferencial do olho vermelho é amplo, desde a sindrome do olho seco até uma uveíte ( inflamação dentro do olho) que pode ser fatal. Mesmo sem sintomas, a presença do olho hiperemiado ( vermelho) é sinal de desequilibrio na fisiologia ocular.
Para prevenir o olho seco, durma bem , de 6 a 8 horas por dia, beba bastante agua, evite ambientes secos e ventosos, alem de poeira e fuligem. Se voce trabalha num ambiente assim, com ar condicionado ou na rua, por exemplo, (fato que fica dificil mudar), use sempre um colirio lubrificante durante o dia.. Qual colirio? Procure seu médico oftalmologista, ele te indicará o mais adequado para seu caso.
Caso apresente algum sintoma junto com o olho vermelho, como dor, secreção, ardencia, visão turva ou coceira, não espere muito. Fale com seu chefe sobre o problema e, assim que possivel, procure a ajuda de um profissional da área. Uma empresa idônea tem sempre o comprometimento com a saude e bem estar dos seus funcionários. Sua visão pode estar em risco, bem como a de seus colegas, se for uma doença contagiosa, como a conjuntivite. Sem mencionar que é dever do empregador permitir que o empregado consulte um médico em caso de doença. Em geral, o resultado sempre é satisfatório para ambos, e essa atitude aumenta a confiança e o companheirismo no ambiente de trabalho.
Acordar com os olhos congestos é normal.Quando os olhos permanecem vermelhos constantemente por dias consecutivos, algo anormal esta presente; o diagnóstico diferencial do olho vermelho é amplo, desde a sindrome do olho seco até uma uveíte ( inflamação dentro do olho) que pode ser fatal. Mesmo sem sintomas, a presença do olho hiperemiado ( vermelho) é sinal de desequilibrio na fisiologia ocular.
Para prevenir o olho seco, durma bem , de 6 a 8 horas por dia, beba bastante agua, evite ambientes secos e ventosos, alem de poeira e fuligem. Se voce trabalha num ambiente assim, com ar condicionado ou na rua, por exemplo, (fato que fica dificil mudar), use sempre um colirio lubrificante durante o dia.. Qual colirio? Procure seu médico oftalmologista, ele te indicará o mais adequado para seu caso.
Caso apresente algum sintoma junto com o olho vermelho, como dor, secreção, ardencia, visão turva ou coceira, não espere muito. Fale com seu chefe sobre o problema e, assim que possivel, procure a ajuda de um profissional da área. Uma empresa idônea tem sempre o comprometimento com a saude e bem estar dos seus funcionários. Sua visão pode estar em risco, bem como a de seus colegas, se for uma doença contagiosa, como a conjuntivite. Sem mencionar que é dever do empregador permitir que o empregado consulte um médico em caso de doença. Em geral, o resultado sempre é satisfatório para ambos, e essa atitude aumenta a confiança e o companheirismo no ambiente de trabalho.
segunda-feira, 15 de julho de 2013
Quando devo consultar um oftalmologista
Ao nascer é realizado o teste do olhinho. Depois, aos 4 anos de idade aproximadamente, é recomendada outra visita ao oftalmologista para detectar algum grau de óculos existente, examinar a visão e demais detalhes oculares. Caso nada de alterado surja, sugere-se consultar novamente aos 12 anos de idade, se não houverem queixas oculares nesse intervalo de tempo. Depois de nossas consultas na infância ( até os doze anos de idade), o próprio médico oftalmologista irá orientar a frequência com que devemos retornar ao consultório. Em geral, recomendamos a consulta anual, se você não apresenta nenhuma patologia ocular. Se você usa óculos ou apresenta alguma alteração, as novas consultas são decididas caso a caso. Existem pessoas que mantém o grau dos óculos estável por longos períodos de tempo, em outras, a alteracao da refracao é bem frequente. Só no exame o médico pode definir qual o melhor intervalo para você.
Assinar:
Postagens (Atom)