Glaucoma-3

O QUE É GLAUCOMA ?


Todos os anos é promovida a semana mundial do glaucoma, época onde se fazem campanhas para a promoção da prevenção e tratamento do glaucoma em todo o mundo. Este ano a semana foi em 06 a 12 de março, e em homenagem a esta campanha, resolvemos publicar aqui na nossa pagina um artigo sobre o glaucoma. 
O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Estudos demonstram que a pressão intra-ocular normal é entre 10 e 21,5 mmHg, mas sabemos que cada paciente responde diferente a mesmos níveis de pressão. Há pacientes que apresentam glaucoma com pressão baixa e outros com pressão alta. Portanto, cada paciente tem a sua pressão ideal, que deve ser definida por seu oftalmologista.
Para saber se você tem a doença, você deve consultar seu oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intra-ocular e exame de campo visual.  Tonometria é o nome dado ao exame indolor que mede a pressão de dentro do olho. Paquimetria é a medida da espessura da córnea. É importante porque alterações em sua espessura, ou seja, mais grossa ou mais fina, falseiam o resultado da medida da pressão intra-ocular. O teste de sobrecarga hídrica é um exame no qual o paciente ingere grande quantidade de líquidos e, em seguida, mede-se a pressão dentro do olho para ver se a alteração é normal ou não. Outros exames como a Campimetria e a Papilografia também são necessários ano para o diagnostico quanto para o acompanhamento da doença.

O glaucoma deve ser prevenido desde o nascimento, especialmente em famílias de portadores de glaucoma. Outros fatores de risco são: idade acima 40 anos, raça negra, usuário crônico de colírios com corticóide, portadores de doenças sistêmicas, como diabetes, labirintite, surdez. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento. O tratamento ideal é aquele que melhor proporciona CONTROLE da doença, ou seja, ausência de progressão. Pode ser feito através de colírios, laser ou cirurgias. A grande maioria dos pacientes portadores de glaucoma obtêm bom controle da pressão dos olhos somente com o uso regular de colírios. Apenas alguns casos evoluem com necessidade de realização de cirurgia antiglaucomatosa.
As cirurgias para o glaucoma visam impedir a progressão da doença na tentativa de manter a visão, mas não a curam. A mais comum é a trabeculectomia, onde se abre um novo caminho para a drenagem de um líquido, chamado humor aquoso. É possível também a cirurgia a laser e o implante de drenagem. Existe também o implante de um dispositivo valvulado e a ciclodestruição.
O acompanhamento deve ser o mais individualizado possível e depende do paciente, da agressividade da doença e da fidelidade do paciente ao tratamento entre diversos outros fatores. 

Para maiores informações, agende uma consulta com seu oftalmologista, e esclareça suas duvidas! O melhor tratamento ainda é a prevenção!

Comentários

Postagens mais visitadas