Cuidados oculares na infância


Papais e mamães, atenção total com a saúde visual e o comportamento das crianças na volta às aulas. Sabemos que 80% dos estímulos recebidos pela criança se dão através dos olhos e problemas oftalmológicos não tratados podem comprometer diretamente o rendimento escolar infantil. É necessário fazer uma consulta ao oftalmologista desde pequeno e pelo menos uma vez por ano realizar os exames de rotina antes do início das aulas.
Cerca de 20% das crianças em idade escolar precisam usar óculos de grau, entretanto 80% nunca fizeram exames. E embora 95% dos pais reconheçam que é importante que seus filhos façam um exame oftalmológico anual, menos da metade realmente coloca isso em prática.
O exame oftalmológico avalia o olho de forma geral, passando não somente por deficiências como astigmatismo, hipermetropia e miopia, mas também em relação a problemas da musculatura do olho que pode causar pequenos desvios. Por isso, é importantíssimo o cuidado com a visão infantil e ele inclui a ida com regularidade ao oftalmologista para que problemas possam ser detectados e evitados antes que venham a prejudicar o desenvolvimento escolar. O primeiro exame oftalmológico deve ser feito o quanto antes, de preferência ao nascimento ou nos primeiros três meses de vida, para que se possa detectar precocemente algum problema.
Como a visão se desenvolve progressivamente até os 12 anos, é primordial, durante esse período, que os pais redobrem a atenção para alguns sintomas como dificuldade de concentração, compreensão e atenção, queixas de visão dupla e embaçada, se apontam para as palavras enquanto lêem, se evitam tarefas de perto, se esfregam os olhos etc. Atenção aos sintomas: uma criança míope vai normalmente ter o habito de aproximar os objetos e se aproximar da televisão. Uma criança hipermetrope terá dificuldades de leitura e, provavelmente terá queixas de cansaço ocular e dor de cabeça ao fim do dia . Por isso, é importante observar a criança no seu dia a dia. Em alguns casos, onde o problema não é diagnosticado precocemente, pode surgir a ambliopia, que é o desenvolvimento insuficiente da visão de um dos olhos. Nesta situação, o olho de melhor visão se desenvolve, enquanto que o outro olho não consegue o mesmo.
O tratamento é feito através da oclusão do olho de melhor visão, através de um tampão, para que o olho mais “preguiçoso” seja forçado a se desenvolver e melhorar a sua acuidade visual. Uma vez diagnosticado o problema, o uso dos óculos permitirá um bom desenvolvimento da visão da criança. 

Comentários

Postagens mais visitadas