Transplante de córnea






Você já ouviu falar em transplante de córnea? E como acha que é? Ja viu algum vídeo instrutivo a respeito?Aqui copio uma parte de um site informativo que encontrei zappeando na net e achei muito bem feito:
  1. O que é a córnea? 
    A córnea é uma estrutura transparente localizada na parte anterior do globo ocular ou seja na frente do olho. 
  2. Quando se indica o transplante de córnea?O transplante de córnea é indicado quando uma de suas características é perdida: transparência , curvatura ou regularidade.
  3. Quais são os problemas que acarretam a necessidade do transplante?
    Cicatrizes pós trauma ou infecção (leucoma), edema de córnea (ceratopatia bolhosa), queimaduras químicas ou térmicasceratocone, distrofias.
  4. Quais são os tipos de transplantes de córnea?
    Os transplantes penetrantes são aqueles que substituem toda a espessura da córnea, enquanto os transplantes lamelares substituem apenas uma porção da córnea.
  5. Qual o tipo de anestesia no transplante de córnea?Anestesia local ou  anestesia geral.
  6. Quando se retiram os pontos?
    Os pontos são retirados em duas situações: quando eles se soltam ou quando desejamos corrigir o astigmatismo que pode ocorrer com a cicatrização.
  7. Onde retiramos os pontos?A remoção de pontos é feita no consultório com anestesia por colírio.

  8. Qual a porcentagem de sucesso de um transplante de córnea?
    Depende da causa que motivou o transplante. O transplante de córnea apresenta alta porcentagem de sucesso nos casos não complicados e de bom prognóstico.
  9. Posso ter rejeição?
    Todo transplantado pode ter rejeição independente do tempo de cirurgia. A chance de rejeição diminui ou aumenta dependendo da causa que motivou o transplante.
  10. Quais são os sinais e sintomas de rejeição?
    Olho vermelho, baixa de visão súbita ou progressiva, fotofobia ou dor.
  11. Perco o transplante se tiver rejeição?
    Não, o importante é o diagnóstico precoce. O diagnóstico e o tratamento precoce pois assim é possível reverter em grande parte das vezes somente com tratamento medicamentoso.
  12. Se perder o transplante posso repetir o transplante?
    Quando não diagnosticamos a tempo ou não obtemos resultado com o tratamento existe a possibilidade de se realizar outro transplante após a rejeição.
  13. Qual o cuidado pós-operatório?O paciente deverá usar comprimidos e colírios antibióticos e antiinflamatórios. Em casos especiais pode ser necessário anti-hipertensivo ocular. Deve-se evitar esforço físico, piscinas no período de cicatrização e dormir do lado contralateral ao olho operado. A recuperação visual é lenta e progressiva.
  14. O que se pode esperar de um transplante de córnea? Geralmente os resultados visuais após transplante de córnea são muito satisfatórios. A visão do paciente depende também da integridade de outras estruturas oculares. Após o transplante, pode levar meses para a visão atingir seu melhor potencial, porém após algumas semanas o paciente já poderá  perceber alguma melhora.
  15. Quais os requisitos para o médico oftalmologista realizar transplante de córnea?
    O médico oftalmologista deve ter especialização documentada em transplantes, ser cadastrado no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para qual pertence.
  16. Todos os hospitais podem realizar transplante de córnea?
    Os hospitais, assim como os médicos, devem ser cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para qual pertence.
  17. O que é a lista de espera e como ela funciona?
    A lista de espera é uma lista única (para uma região ou Estado), a fim de promover um acesso igualitário ao transplante para todos os pacientes.
  18. Existem casos que possam ser priorizados na lista de espera?Existem critérios para permitir o acesso mais rápido ao transplante, como em crianças com problemas bilaterais, perfurações oculares, infecções graves intratáveis, rejeições recentes de transplantados.
  19. Quem controla a lista de espera?
    O controle da lista de espera é realizado pelas centrais de transplante. As centrais de transplante dos diversos Estados estão integradas ao Sistema Nacional de Transplantes, o qual está submetido ao Ministério da Saúde.
  20. Quanto tempo demora a espera por um transplante de córnea?
    Isto é variável, pois depende do número de pacientes em espera. 
  21. De onde se originam as córneas usadas nos transplantes?
    Estas córneas originam-se de pessoas que faleceram e que doaram as córneas para transplante.
  22. Quem pode ser um doador de córnea?
    Qualquer pessoa pode se oferecer para doar suas córneas. Mesmo assim, os familiares do doador sempre são consultados e precisam autorizar a doação. Por este motivo, caso você deseje doar suas córneas, comunique isto à sua família para que saibam de sua vontade.
  23. Existe algum controle sobre a qualidade das córneas doadas?
    Sim. Existe um controle rigoroso da qualidade das córneas doadas para transplante, a fim de evitar a transmissão de doenças infecciosas e para assegurar a boa qualidade do tecido doado.
  24. Quem faz este controle de qualidade?
    Este controle é feito pelos hospitais captadores e transplantadores das córneas, através de seus bancos de córneas, seguindo recomendações internacionais e em concordância com as normas do Sistema Nacional de Transplantes.

  25.  
    fonte: http://www.fernandomoro.com.br/    
    editado por Daniela Vieira Roehe

Comentários

  1. Olhos que temos!

    Muito bom! a aula da Dani continua
    Esclarece e instrui com propriedade,
    É extraordinária essa didática sua
    Que nos acode em nome da verdade.

    A nossa córnea aquela vítrea janela
    É objeto desta brilhante explanação
    Quaisquer mistérios deslinda a bela
    Que abraça oftalmologia com paixão.

    Se mais a leio mais afasto a estultice
    E num boteco, numa roda de amigos
    Em alto e bom som: a Dani que disse!

    Portanto ficar menos burro eu consigo
    Ao ponto de chegar quase a gabolice
    Então deste blogue jamais me desligo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas