Relação médico paciente


    Hoje eu  estava cansada. Sexta-feira de uma semana pesada, trabalhando três turnos por dia quase até ontem. Viajei 80 km para atender e operar pacientes do SUS, num hospital oftalmológico da capital. Quando terminei o exame do segundo olho operado da paciente, ela me perguntou:"ta bom?" Eu disse  que estava, e que queria vê-la novamente dali há alguns dias. Ela então soltou logo: posso voltar pra casa?" Ela mora noutro estado, há uns 800km de onde estávamos. Obviamente, ela não queria retornar tão cedo. Perguntei o que ela faria em casa, temendo que fizesse algum esforço físico extra que pudesse prejudicar a cirurgia. Ela disse, "olha doutora, eu tenho as minhas coisas, minhas galinha, minhas prantação..." E logo emendou: " o outro olho já ta bom, já to enxergando bem!" E abriu um sorriso largo com seus poucos dentes escuros a mostra. Negociamos eu, ela, a filha, e combinamos o retorno num prazo plausível para todos. Saiu satisfeita, me abraçou, desejou tudo de bom, e saiu faceira da vida de volta pra sua casinha. São momentos como esse que fazem a gente passar por cima do cansaço e querer mais. A troca de energia é muito boa e muito grande.😊💗🙏

Comentários

Postagens mais visitadas